domingo, 8 de outubro de 2017

Parceira - Nivea Almeida


Ingredientes:

1- "Bendito feriado prolongado";
2- " Os dentes de Joãozinho"

Modo de fazer:

Estamos em uma época em que escrever ainda é artigo de luxo. Cliques no facebook sem maiores expectativas. Um dia qualquer, uma bela surpresa! Vejo uma publicação de uma professora/escritora oferecendo dois textos para conhecerermos seus trabalhos. Eu como uma leitora voraz e incentivadora dos mais novos contadores de histórias, escritas e faladas, disse sim.

Li a crônica "Bendito feriado prolongado" morrendo de emoção ao me reconhecer na história. Nela um casal de adolescentes amam ler e, mais especificamente, escolhem na biblioteca livros da Coleção Vaga-Lume. Um texto bem leve e dinâmico e com um final surpreendente. A escrita é bem humorada e deixa o gostinho de quero mais. Ah se fosse um livro inteiro!

Por outro lado, "Os dentes de Joãozinho" é também uma história do cotidiano com um linguajar mais direto. Um texto mais realista e ao mesmo tempo com um toque poético. É um diálogo entre um pequeno aprendiz e uma funcionária que nos surpreende a respeito de um fato tão corriqueiro que pode ser ao mesmo tempo indescritível e inimaginável.

Em conversas online com a autora ela não considera os dois textos parecidos. Porém digo que ambos já possuem uma marca própria na construção de histórias bem marcantes. Gostei muito da forma como ela se expressa.

Parabéns, Nivea! Aguardamos mais texto! Surpreenda-nos.

2 comentários:

  1. Sabe aquele momento em que o nosso coração bate forte cheio de ternura 💗, os olhos brilham e umedecem emocionados 👁 👁, em nossa boca um gostinho de “dever cumprido” 👄... E inevitavelmente mostramos os dentes em um sorriso escancarado 😬? Tudo isso aconteceu quando eu vi esses dois textos meus referenciados como ingredientes dessa deliciosa 😋 resenha. Obrigada Virgínia pelo carinho, incentivo e você sabe o quanto é delicioso percebermos os nossos leitores “se reconhecendo” em nossas histórias... E, sim, querida, aceito o convite de continuar escrevendo histórias marcantes e surpreendentes... Obrigada! Obrigada! GRATIDÃO DEFINE!

    ResponderExcluir