domingo, 17 de julho de 2016

Brunch - Quem é você quando ninguém está olhando - Bill Hybels

Brunch: É uma refeição de origem britânica que serve ao mesmo tempo como desjejum e almoço.

O livro de Bill Hybels fala sobre o caráter das pessoas e como elas devem se comportar para terem uma vida abençoada mesmo quando ninguém está olhando. O caráter se contrói com alguns traços que somente trabalhados em conjunto resultam em uma pessoa estruturada e em constante aprendizado com a vida e seu relacionamento com Deus.

CORAGEM: O primeiro traço é a coragem. O ser humano necessita trabalhar esse traço importantíssimo para construirmos nosso caráter. Nossa vida é cheia de escolhas e precisamos da coragem para decidir entre o que é certo e o que nos é mais conveniente. Expor-se, saber falar e argumentar para seguir em frente, ou seja, cuidar dos relacionamentos interpessoais com sabedoria. Sendo assim, fazer aquilo que é preciso para ser bem-sucedido de forma justa, quebrando obstáculos e preservando naquilo que é correto aos olhos de Deus.

DISCIPLINA: Trabalhar em nossa vida aquilo que é bom e nos transformar em pessoas melhores. A auto-satisfação só se realiza com sacrifícios diários, por isso, devemos estar sempre atentos ao que precisamos melhorar em nossa vida e trabalhar por isso. O controle financeiro é um grande ponto que deve ser estudado e planejado individualmente, ou em família, para quem sustenta uma casa. O meio com que se faz aquilo que que ser alcançado é um trabalho árduo e somente quem tem disciplina e perseverança alcança os objetivos traçados.

VISÃO: Necessitamos de visão, planejamento e estratégias para alcançarmos nossos objetivos. Pessoas com visão caminham focados na solução e não se prendem aos problemas que surgem até alcançar a meta que traçou. Nesse traço devemos confiar que para Deus tudo é possível e percorrer o caminho de forma otimista.

PERSEVERANÇA: Precisamos nos manter firmes até em momentos de desânimo. Nos tempos modernos queremos tudo pronto imediatamente. Nesses tempos de globalização, com a internet acessível com tanta facilidade, as pessoas acabam ficando ansiosas para ter tudo no aqui e agora. No entanto, ser perseverante é esperar e encontrar a melhor maneira de atingir seu objetivos, sua meta.

AMOR E COMPAIXÃO: Colocarmos o outro a nossa frente, estarmos no lugar de outrem. Isso é o maior desafio do ser humano que é individualista por natureza. Estamos vivendo entre pessoas bondosas e outras insensíveis, devemos trabalhar a sensibilidade do amor. Deus nos ensina em diversas passagens da Bíblia sobre o amor e é nele que devemos enxergar o outro para termos uma vida repleta de amizades e companheirismo. Termos compaixão pelos que nos rodeiam e não sermos insensíveis com aquele que pede para estendermos as mãos.

Finalizando, o caráter que buscamos é aquele que Jesus demonstrou sem nada pedirmos. Um caráter contruído com coragem, disciplina, visão, perseverança e amor. O autor ainda fala que o amor deve ser firme, sacrificial e radical. A firmeza consiste em não se abalar mostrando sempre a verdade nas nossas relações. O sacrifício consiste em se doar além de receber, pois nosso convívio com o outro é uma constante troca. O radicalismo mostra que mesmo quando humilhados devemos oferecer o amor, o carinho e a compreensão. Afinal, Deus ama incondicionalmente todos. Ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais.

PS: Dedico esse primeiro brunch aos membros da célula da igreja que frequento.


0 comentários:

Postar um comentário