segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Uma professora muito Maluquinha - Ziraldo


Ingredientes:

1- Pedagogia inovadora;
2- Saudades;
3- Alfabetização;
4- Escolha.

Modo de fazer:

Athos, Porthos, Aramis, Dartagnan e Ana Maria Barcellos Pereira escrevem o primeiro livro em que a narração é em primeira pessoa do plural. Os cinco relembram suas aulas com una professora que marcou suas vidas, a Catarina. Em uma cidade do interior, a moça transforma a sala de aula em um paraíso para seus alunos. Repleto de livros, competições e prêmios. Com uma pedagogia inovadora, a professora enfrenta a críticas de uma sociedade que a considera maluquinha e, assim, deixa grandes saudades por onde passa.

Ziraldo diz que a Catarina é a professora do Menino Maluquinho. Inclusive os dois personagens são muito parecidos nas suas alegrias e criatividades. A primeira vez que li esse livro, estava cursando Letras, e inevitavelmente nasce a vontade de assumir uma sala de aula e fazer uma bela história que ficaria nas lembranças felizes das crianças.

O livro é lindo e acho que todo educador deve experimentar. Sei que tem a versão em filme e em história em quadrinhos, mas não os conheço (ainda). Para quem já estudou as formas de letramento e e o uso de livros como exemplos para seus alunos irá se identificar. Além da pitada de humor entre os cinco narradores também há um ar de melancolia e saudade no ar!

Se um dia, meninas, vocês quiseram ser lindas como aquela professorinha e vocês, meninos, quiseram que o tempo passasse logo para crescer e se casarem com ela..., que como uma fada ainda povoa as suas lembranças. Sim, você não pode deixar de conhecer essa bela história!

0 comentários:

Postar um comentário