segunda-feira, 22 de maio de 2017

Brunch - 13 Reasons Why



Hannah Baker se suicidou. Ela deixou fitas contando 13 razões que a levaram a tomar essa atitude. Com a narração dela e o ponto de vista de Clay Jasen, um dos ouvintes, entendemos a dor e o drama que a narradora passa. Há uma lista de pessoas que deveriam ter tomado qualquer atitude para impedí-la de ter o final que teve e eles não o fizeram. Clay escuta as fitas sem saber o motivo de sua inclusão na lista, mas após a revelação do motivo uma reviravolta se dá na história.

Esse enredo é estranho e constrangedor. Ele é um livro que virou série em 13 episódios no Netflix, prometendo uma segunda temporada já confirmada. Eu assisti à série e ela simplesmente me surpreendeu. Não só porque a história é muito real e o foco não é o suicídio e sim o buylling nas escolas. Também o elenco, que é impagável, nos faz entender, apenas pelos olhares e expressões, todo o sentimento da história. Eu não conhecia a Katherine Langford, atriz intérprete de Hannah, e estou para dizer que é uma das melhores atrizes que eu já vi atuando.

A história começa com um pequeno boato, em que ninguém procurou saber se era verídico, e disso foi criado uma bola de neve que culminou no dramático final. A pergunta que fica é como ninguém percebeu que Hannah estava sendo fuzilada por emoções que a destruíam moral e fisicamente. A crítica também não é só aos colegas, mas também à escola e aos pais que não escutaram os seus tímidos pedidos de socorro.

Sendo uma cristã acredito que cabe apenas a Deus decidir quando e como uma pessoa deve morrer. Mesmos sabendo do desfecho da história, porque nos segundos iniciais Hannah já fala da sua decisão nas fitas, eu achei a história muito boa! Nada justifica se matar, porém em uma época que existe o jogo Baleia Azul seria hipocrisia não dar atenção a essa história fictícia porém muito real.

Repito que não li o livro e assumo que não entendia o porquê de uma segunda temporada da série. Hoje já estou pedindo para o tempo passar rápido para saber os desfechos que ficaram no ar. Informo que a série tem cenas fortes e se a pessoa estiver passando por problemas deve assistir com um acompanhamento maior.

Criticados por mostrar cenas de violência sexual e também passar nos mínimos detalhes o suicídio de Hannah, a produção, que conta com a presença de Selena Gomez, afirma que o objetivo era esse mesmo, chocar! Mostrar a cena mais real possível.

Eu entendo que algumas pessoas não queiram ver. Porém enxergar ao redor o que se passa com um colega que convive diariamente deveria ser o papel de todo cristão. Há muitas ocasiões que nós nos reconhecemos e é por isso que eu indico a série sem peso consciência.

Há 13 razões para Hannah se matar e no entanto ela teria 13 razões para continuar, mas todas as oportunidades levaram um ser humano com emoções e razões ao extremo a dizer não para a vida. Não assistam ou leiam com a visão da Hannah e sim como o Clay que foi o único que entendeu o motivo para as fitas terem sido deixadas e lutará para que a memória da amiga não seja em vão.

Cenas fortes, Cruéis. Porém, infelizmente reais. Assistam! Repensem nas conseqüências de  buyllig...

0 comentários:

Postar um comentário