quarta-feira, 5 de abril de 2017

Petiscos - Advogada da Capitu?!



Dom Casmurro, de Machado de Assis, nos apresenta Bentinho, o famoso Dom Casmurro; Capitu, com seus olhos de ressaca; e Escobar, melhor amigo de Bentinho. A narração feita em primeira pessoa nos mostra o ponto de vista de Bentinho e sua grande desconfiança de que seu filho é a cara de Escobar, logo, a traição de Capítu.

Há quem diga, e isso para mim é uma pequena viagem, que nosso Casmurro gostava tanto de Escobar que enxergou no filho o amigo. Seria uma visão do amor proibido dos amigos. A cisma com Capítu seria a frustração de um relacionamento impossível.

Outros confirmam que Capítu foi infiel. Ela, dissimulada como sempre, usava Bentinho em muitas situações. Ela era esperta demais para ter um romance extraconjugal.

E então, finalmente, eu me faço advogada da moça com os olhos de ressaca. Alguém deixou a moça falar? No livro a voz da acusação, da desconfiança e do coração inquieto não dá lugar nem espaço para a resposta e ponto de vista dos outros dois desse triângulo amoroso.

Por isso, gostaria tanto de um livro chamado "Memórias Póstumas de Capitu". Ah meu caro Machado de Assis, deixou todos com a "pulga atrás da orelha".


Virgínia Pellegrinelli 


0 comentários:

Postar um comentário