domingo, 28 de fevereiro de 2021

Taila - Série Elementares - Livro 2 - Mari Canan



Elementares é composto de quatro contos, cada um representando um elemento: Ayla (água), Talia (terra), Flora (fogo) e Ânia (ar).

Ingredientes:

1- Bens materiais;
2- Doença e família;
3- Prioridades.

Modo de fazer:

Taila é uma excelente profissional, trabalhando no comando de uma equipe de fusões e aquisições na NOLAN S.A, uma holding em ascensão. Inclusive delega muito a seu marido o encargo de dar atenção ao filho do casal. O trabalho em primeiro lugar. O dinheiro acima de tudo.

No entanto, um diagnóstico em seu filho muda suas prioridades. O menino possui L. L. A., Leucemia Linfoide Aguda. O casal precisa superar suas diferenças e entrar num consenso a respeito de tempo, prioridades e principalmente, trabalhar em equipe.

Taila é um conto muito lindo e dramático. Mari Canan sabe passar o desespero de uma mãe que precisa rever seus conceitos. Ela descobre que nem tudo o dinheiro consegue comprar! A história é linda e fica uma mensagem de esperança a todos nós!

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Com amor, Camilo - Luísa Aranha


 Ingredientes:

1- Acidente;

2- Recuperação;

3- Recomeço;

4- Família.


Modo de fazer:

Camilo acaba de perder sua esposa em um acidente em que acredita ser o causador. Ele está em recuperação ao lado das filhas, dos amigos e de profissionais. Maitê volta a sua vida e cuida de tudo, das crianças, do Abismo e toma conta do amigo para sair do poço.

O livro tem algumas lembranças do que aconteceu em "Com quem será?" e nos traz respostas de algumas lacunas. Claro, que também ficaram perguntas para os próximos episódios... ainda faltam os livros de Naldo e Lucas.

Cada livro tem homenagem a uma leitora..., um carinho da Luísa com todas nós. Dessa vez foi a Dea que nos surpreendeu, assim como Camilo, o mais galanteador de todos! Para ele eu sempre torci por um final feliz e lhe restou um dos pontos mais tristes da história. Porém, o dono do Abismo não nos deixou decepcionados...

Sou muito suspeita com essa série que amo. Apaixonada com cada personagem e curiosíssima pelo que vem... 

Novamente nós: divórcio, fim ou recomeço? - Carla Arine

 Ingredientes:

1- Divórcio;
2- Medicina;
3- Família;
4- Segredos.

Modo de fazer:

O casal Priscila e Leonardo se conheceram no ensino médio e aos dezoito anos se casaram, mesmo com alguns membros da família sendo contra. Ela se tornou uma artista plástica e ele um médico. Após várias brigas por causa de pouco tempo juntos e alguns incidentes, Leonardo pede o divórcio. Pri recebe uma proposta de estágio em Paris e resolve fugir de sua triste realidade. Descobre que está grávida e esconde do pai a existência do bebê.

Após dois anos ele volta com o filho para o Brasil, de férias, e faz uma exposição, uma festa de aniversário e o inevitável, reencontra o ex-marido. Pri e Leo terão a chance de colocar os pontos nos Is e seguir em frente. Como será esse reencontro repleto de mágoas e segredos?

Foi o primeiro livro que li da Carla Arine e confesso que amei! Fui das lágrimas a risadas altas. Um livro super tranquilo de ler, com personagens apaixonantes. Várias cenas do cotidiano são retratadas e nos vemos em alguns momentos na história.

Recomendo principalmente para quem está de ressaca literária.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Filha da Máfia - Aretha V. Guedes


 

Ingredientes:

1- Máfia de Nova Iorque;

2- Família acima de tudo;

3- Traição e honra;

4- Poder.


Modo de fazer:

Danielle Donadonni Baggio é uma empresária, filantropa e condecorada pela Sociedade Conservadora de Nova Iorque como cidadã modelo. Por outro lado, atrás dos bastidores, vive no mundo da máfia. Uma das herdeiras de Donadonni, faz o trabalho sujo e tem pulso forte administrando uma organização contra a lei. Ela é casada com Roman Baggio, único herdeiro da principal família rival no meio mafioso. O casamento aconteceu por um acordo entre as famílias e um inferno era vivido dentro de casa.

A história mostra como Danielle é pessoalmente. A mulher que se apaixona por seu guarda-costa e mesmo assim precisa manter o olhar de vilã para seus subalternos. A Dani que ama e mata pela sua família mas que se preocupa com a imagem de boa-moça para a sociedade. Uma vida muito agitada, dramática e repleta de ações, vinganças e traições.

Eu li esse livro e tive que dar umas paradas para respirar. Já conhecia a escrita da Aretha e ela me surpreendeu. Amei o livro! É uma história forte, repleta de surpresas e algumas cenas impressionantes. Por isso tudo, Dani acaba tendo a nossa torcida mesmo estando do lado errado...

Um livro que recomendo para quem quer algo completamente diferente!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Petiscos - Na moda dos canceladores


 

A moda agora é ser cancelado! Nas redes sociais vários famosos já foram cancelados perdendo seguidores porque falaram ou fizeram algo que o público não aprovou. No entanto, todos nós um dia já fomos cancelados, não há fórmula da pessoa perfeita, então, um dia que seja, nós não agradamos a todos.

Mas e o cancelador? Sim, esse é terrível e existe mais número deles do que queríamos encontrar. O cancelador é aquele que aponta insistentemente o erro do outro, numa verdadeira perseguição. Sempre houve um professor ranzinza que te chamou atenção repetidas vezes em sala de aula; aquele amigo que simplesmente esqueceu anualmente seu aniversário; uma atividade que você foi obrigado a fazer mas que no fundo você daria tudo para nem fazer; um apelido maldoso da infância...

Se pensarmos estamos rodeados de pessoas que querem nos cancelar. Tudo porque o ser humano, em sua natureza, é competitivo. O que devemos fazer?

Olhe para si mesmo e comece a correr atrás de crescer. Parar de escutar os outros, num verdadeiro ligar um f*oda-se é mágico. Cada um deve beber do seu elixir da vida. Não desistir jamais! Cancelando os canceladores que amam cancelar os canclementos por aí. Entendeu?

Resumindo: Preocupe-se com você mesmo.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Sobremesa - O gambito da rainha


gambito da rainha (na verdade, da “dama”, não se usa a tradução “rainha” normalmente entre enxadristas) é um jeito de começar um jogo de xadrez – no jargão dos enxadristas, uma abertura – em que você sacrifica uma peça para tirar vantagem disso depois. ... Se o adversário cair no truque, temos um gambito da dama aceito.
 

Ingredientes:

1- Uma órfã e um zelador;

2- Vícios e inteligência;

3- Adoção e estudo;

4- Estratégias.


Modo de fazer:

Uma série da Netflix com sete episódios baseado em um livro homônimo. A história é fictícia. Beth Harmon é uma órfã que foi criada num orfanato em que sedavam as crianças para elas ficarem "tranquilas". Ali ela aprendeu, escondida com o zelador, a jogar xadrez, em que se encontrou e também ficou viciada nos tranquilizantes.

Beth é adotada. Rejeitada pelo pai adotivo mas amada pela mãe que a acolheu e juntas vão a vários torneios de xadrez, já que a menina se mostra um prodígio. Ela também se vê com problemas com a bebida, assim como a mãe de criação, ..., mas nada a atrapalha a jogar.

Seu sonho é chegar à Rússia, onde se encontram seus grandes ídolos do xadrez.

Pensem numa mulher sofrida mas muito inteligente? Num esporte em que os homens russos se destacam, uma mulher norte-americana começa a ganhar seu lugar ao sol. Ela é estrategista e conquista a confiança dos colegas americanos. Aprende que jogar sozinha, nem sempre é o correto, estudar o adversário e discutir jogadas em grupo pode ser o diferencial.

Vale muito a penas ver..., o crescimento do personagem e o ciclo que ela consegue completar. Ah, que vontade de jogar xadrez...

Sobre cacos de vidro - Juju Figueiredo


 

Há assuntos que doem, quebram, mas precisam ser denunciados...

Ingredientes:

1- Estupro;

2- Consequências;

3- Tratamento;

4- Recomeço.


Modo de fazer:

Lily é uma mulher linda que foi machucada e quebrada quando sofreu uma violência sexual ao voltar do serviço. Isso gerou consequências trágicas na sua autoestima e um bloqueio tremendo em seu coração. Também teve uma consequência boa, Henry, seu filho. Fruto de um abuso mas educado e amigo da mãe, protegendo-a de tudo e todos. Depois de cinco anos, reencontra com Pedro, aquele que a enxerga como mulher, mesmo com toda a sua armadura. Será que ela consegue se dar uma chance para ser feliz?

Uma história linda e emocionante. Juju coloca em palavras a reconstrução de uma pessoa que se vê quebrada. A fragilidade do ser humano diante de situações que fogem a seu controle. A criação e amor de um filho que ela não pediu mas acabou aceitando. Surpreendentemente Lily é psicóloga, e nessa história até os profissionais precisam de ajuda.

Uma história que se lê rapidinho, é repleta de emoção mas precisa ser disseminada porque há pessoas que se calam e sofrem com seus muros ao redor de si. Não é culpa sua!!!

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Essas mulheres maravilhosas e suas histórias inspiradoras - Márcia Fernandes Ferreira (Org.)


 
Ingredientes:

1- Relatos de mulheres;
2- Vidas comuns;
3- Histórias encorajadoras.

Modo de fazer:

Márcia Fernandes organiza nesse livro de relatos de mulheres inspiradoras. Encontramos histórias de superação de abuso, maternidade, sobrevivência (psicológica e física), fé e tantos temas que nos inspiram nesse tempo de pandemia. São mulheres que lutaram, cada uma do seu jeito, as sua batalhas, chegando a um final escrito com louvor. Parabéns a cada uma relatou um pequeno presente de esperança nesses tempos chuvosos e nublados.

Amei a iniciativa. A Roberta de Souza me convidou para ler esse livro que inclusive tem a história linda da maternidade dela. Eu não conheço as outras mas ver cada luta, cada passo na batalha, nos faz entender que sim, podemos mudar nosso rumo! Sermos felizes!

Indico para mulheres guerreiras, como todas somos!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Ella - Roberta de Souza


 Ingredientes:

1- Ruiva;
2- Música;
3- Liberdade;
4- Escolhas.

Modo de fazer:

Ella ama música. Segue uma vida de liberdade e sem querer se relacionar seriamente com ninguém. No palco e na vida se encontra e desencontra no caminho que segue. Ella vive um livro aberto. Todos sabem de sua vida, principalmente seus problemas. Ella pode escolher o seu caminho, e de suas escolhas ela arca com as consequências...

Um conto rapidinho e ao mesmo tempo tenso! Conhecemos a vida agitada de Ella de forma passageira e sem muitos detalhes. Apesar da estrela ser conhecidíssima por onde anda, sua vida não tem sossego. Lemos um ir e vir de pessoas e um desapego enorme.

Conhecia a escrita da Roberta em suas comédias românticas, mas ver essa veia dramática que só os poetas possuem nos deixa com "gostinho de quero mais". Querem uma palinha desse lado da criadora da Nina e da Doida? Em poucas páginas Ella nos conquista e "causa".

Aprovado!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Petiscos - Saudades das árvores...


 
Depois de tanto tempo vivendo na pandemia, começamos a reparar mais na natureza. De repente senti saudade de árvores!

Aqui no meu prédio era cheio. Tinha árvore para todos os lados. Só que elas ficaram velhas e tiveram que ser cortadas. Lembro-me de reclamar até porque elas tampavam a minha visão. Hoje sinto falta de suas sombras!

Outro dia dirigindo na cidade, olhei no retrovisor e vi três palmeiras da praça principal da cidade. Fiquei tão encantada! Gostaria de conseguir pegar um papel e desenhar... mas nem o fundo azul inspirador me faz desenhar bem.

Fiquemos com nossa saudade...

Virgínia Pellegrinelli
01/02/2021