sábado, 21 de dezembro de 2019

Sobremesa - O zoológico de Varsóvia


Ingredientes:

1- Polônia e Nazismo;
2- Amor aos animais;
3- Compaixão;
4- Esconderijo e judeus.

Modo de Fazer:

Polônia, 1939, Jan Zabinski e sua esposa, Antônia, eram comandantes, cuidadores e amantes dos animais do Zoológico de Varsóvia. Durante a tomada nazista foram obrigados a se reportar ao zoologista, Lutz Heck. Eles eram cristãos e não ficaram "cegos" para os acontecimentos no gueto, próximo ao zoológico, e usaram o porão de sua casa - nos terrenos do zoológico - para abrigar centenas de judeus.

A história é verídica e o casal abrigou judeus por anos ou por alguns dias. Eles conseguiam pelo mercado negro passaportes falsos e lugares seguros para enviar judeus. 

O filme é lindo e dá uma lição de humanidade. A vontade de ajudar, principalmente de Jan, é indescritível. Ele sofreu com aqueles que não pode ajudar. Mesmo trabalhando ao lado de soldados de Hitler, Antônia tocava piano para avisar aos seus escondidos que não poderiam fazer nenhum barulho...

Quem gosta de animais, cuidado! Cenas fortes. Que gosta de crianças, cuidado! Sorrisos quebrados. Quem gosta de história de amor, vai fundo! Para mim foi inesquecível.

0 comentários:

Postar um comentário