quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Sobremesa - O banqueiro da resistência


Ingredientes:

1- II Guerra Mundial;
2- Holanda;
3- Resistência;
4- Banco.

Modo fazer:

Wally van Hall convence seu irmão, Gijs van Hall, a criar um banco clandestino para financiar a resistência na Holanda enquanto os nazistas perseguiam cruelmente os judeus. Os irmãos elaboraram um esquema que fraudava o próprio Banco Central e promovia greves, financiava jornais, armas, alimentos, guerrilhas e a maior parte da operação contra o nazismo.

Ambos colocaram suas famílias em risco mas sabiam que não poderiam ficar de braços cruzados assistindo as atrocidades. O esquema foi muito inteligente e indiretamente eles ajudaram várias pessoas a sobreviverem.

O filme não mostra detalhes da fraude bancária mas mostra cenas bem fortes de tortura. Quando os nazistas descobrem que há alguém por trás da máquina financiando a resistência eles vão até as últimas consequências para descobrir o mentor de tudo.

É um filme verídico muito interessante. Não tinha imaginado o esquema financeiro por trás da resistência. Um episodio que não pode ser deixado de lado; apesar de cenas fortes. Muitíssimo recomendado!!!

0 comentários:

Postar um comentário