sexta-feira, 2 de maio de 2025

Sobremesa - Conclave


Ingredientes:

1- Vaticano;
2- Capela Cistina;
3- Cardeais;
4- Política;
5- Conclave.

Modo de fazer:

Após a morte do Papa de um ataque cardíaco, o Colégio de Cardeais, sob a liderança do cardeal-decano britânico, Thomas Lawrence, reúne-se em reclusão para eleger seu sucessor. Os quatro principais candidatos são Aldo Bellini, dos Estados Unidos, um liberal na linha do falecido Papa; Joshua Adeyemi, da Nigéria, um conservador social; Joseph Tremblay, do Canadá, um moderado dentro da Igreja; e Goffredo Tedesco, da Itália, um tradicionalista convicto.

O filme não fala de nenhum Papa existente e mostra como é feita a sigilosa votação, o Conclave, para a escolha de um Papa. Ao longo das deliberações vimos como alianças se fazem e desfazem, como o passado pode ter consequências deliberativas e a perspicácia das mudanças de votos, que são todas sigilosas mas que um ou outro acaba revelando...

Um dos personagens mais interessantes é um arcebispo mexicano pouco conhecido que trabalha no Afeganistão, Cardeal Vincent Benitez, que aparece pontualmente e cresce na história de forma singela e bonita. Suas palavras desde a primeira oração até seu último diálogo com Lawrence, fica registrado de maneira inesquecível para quem assiste. 

Sem spoilers, o filme é bem interessante para conhecermos o Conclave que em breve acontecerá na vida real! Até vermos a fumaça branca, a Igreja Católica aguarda seu novo líder.

0 comentários:

Postar um comentário