Elisabeth von Bayern foi a Imperatriz do Império da Áustria-Hungria. O livro narra o seu lado psicológico repleto de depressão e solidão ao lado do Imperador Joseph. Ela era conhecida pelo apelido de Sissi e considerada uma das mulheres mais lindas do mundo. Ela foi criada com seus sete irmãos no Castelo de Possenhofen e seu casamento aconteceu quando sua tia materna, Sofia da Baviera, convidou sua irmã, Ludovica, para uma visita a fim de unir em casamento Helena (irmã mais velha de Sissi) e o futuro imperado da Áustria. No entanto, Joseph e Sissi se conheceram nesta visita e, aos 15 anos de idade, contra a vontade da sogra, o casal se juntou em matrimônio.
Sissi teve uma vida bastante infeliz. Sua primeira filha, Sofia, morreu ainda na infância. A sogra tirou os filhos, Gisela e Rudolf, dos cuidados da mãe e foram criados rigorosamente nos termos austríacos. Gisela casou-se com Leopold da Baviera e Rudolf casou-se com Estefânia da Bélgica. Este último não chegou a reinar porque morreu junto com sua amante, Maria Vetsera, em uma tragédia que Sissi não conseguiu se recuperar.
Sua filha mais nova, Valerie, no entanto, ficou sob a proteção da mãe e foi sua companheira até a moça se casar com Francisco Salvador da Áustria. Ao lado de sua filha, Sissi viajou para incontáveis destinos. A imperatriz nunca escondeu sua preferência pela Hungria. Teve amantes mas nunca deixou de estar ao lado do imperador nos momentos mais importantes de seu governo.
Sissi foi assassinada em Genebra, 1898, em uma viagem que fez sem a escolta da segurança austríaca. Ela queria passar despercebida pela população e se sentir uma mulher comum, porém, isso jamais aconteceu.
O livro é bem triste mas nos mostra o lado humano da mulher que encantou com sua beleza monumental uma era. Suas fugas constantes pela liberdade e busca da felicidade como mãe, amante e mulher, resultou numa vida temperada de altos e baixos. O livro é baseado em diários e documentos históricos.
Linda história de uma bela diva!
0 comentários:
Postar um comentário