Um desenho da Disney chamado Valente é um dos retratos das mulheres hoje em dia, claro que há exceções. Nele mostra uma princesa rebelde que seu hobby é o arco e flecha. Valente se revolta quando o pai decide que ela precisa se casar e ela não tem o mínimo interesse. O filme retrata muito bem a relação mãe e filha, transformando a mãe em uma rainha ursa. As duas se redescobrem ao longo dessa aventura cheia de tradições e desencontros.
Outro dia ouvi falar sobre a submissão da mulher. Uma visão bastante interessante baseada na bíblia. Nessa fala dizia que a mulher deve ser auxiliadora e andar junto do homem que, sim, ele deve ser o cabeça da família. É ele quem precisa sustentar a casa e é ela quem deve ajudar a administrar. Não confundindo, claro, com os devidos gastos extraordinários de cartões de crédito.
Ficamos pensando, somos Valentes sim, mas também um pouco Barbie. Não devemos baixar nossa cabeça e deixar que os homens nos digam o que devemos fazer. Porém, devemos ter a atitude Barbie de ser, se arrumando e cuidando da família como um bem precioso.
Fico olhando minha casa. Meus pais são uma verdadeira empresa. Ele providencia o sustento e ela administra o lazer e as necessidades. Talvez isso seja algo a se pensar. Um pouco rebelde, um pouco bela..., e assim fazemos uma história de vitórias.
Virgínia Pellegrinelli