quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Cidades de Papel - John Green

Ingredientes:

1- Formatura;
2- Vingança;
3- Cidade de Papel;
4- Investigação.

Modo de fazer:

Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman são vizinhos e colegas do último ano. Q guarda uma paixão pela menina e é surpreendido por ela ao ser seu motorista em uma noite de aventura repleta de revelações.

Porém, no dia seguinte, Margo se torna um grande mistério desaparecendo. Ao deixar algumas pistas, mesmo que não intencionalmente, Margo desperta em Q e seus amigos um espírito aventureiro e juntos começam uma longa busca...

" VOCÊ VAI PARA AS CIDADES DE PAPEL E NUNCA MAIS VOLTARÁ."

sábado, 5 de dezembro de 2015

À procura de Audrey - Sophie Kinsella

Ingredientes:

1- Adolescente;
2- Intrigas familiares;
3- Builing;
4- Superação

Modo de fazer:

Audrey é uma adolescente de 14 anos que saiu da escola após sofrer perseguição das colegas. Ela vive em um ambiente cheio de amor por onde tenta sair da depressão que tomou conta de si. Questões interiores e exteriores a fazem refletir e, com ajuda de uma profissional, começa a conseguir se relacionar com pessoas fora de sua família.


Conhece Linus, amigo de seu irmão, e começa a namorar. Dando um passo de cada vez é cercada de pessoas que a amam. Seu medo do outro acaba cedendo e sendo vencido pela alegria de viver. Um dia após o outro...

"Eis o que não devo fazer depois de um acontecimento estressante: ruminar o assunto. Remoer. Repassá-lo na cabeça como um filme milhões de vezes. Responsabilizar-me pelas emoções alheias."

domingo, 1 de novembro de 2015

O seu nome era Karol - Thiago Naves

Ingredientes:

1- Polônia
2- Família
3- Santidade
4- Papa

Modo de fazer:

A vida de Karol, o Papa João Paulo II, nascido em Wadowice, na Polônia, é contada de forma simples e direta para as crianças. Thiago Naves, escritor, e Cristiano Chauí, desenhista, mostram a vida do pequeno Karol e de como sua família morreu quando ainda pequeno.

Durante a juventude desenvolveu o hábito de pregar o evangelho aos jovens através da prática do esporte.

Tornou-se Papa e viajou o mundo inteiro espalhando sua fé na Palavra.

Envelheceu, sofreu  um atentado, quando foi baleado, e depois de algumas doenças, faleceu.

Foi canonizado e em 22 de outubro é comemorado o dia de São João Paulo II.

Esse livro foi escrito para os pais lerem para as crianças. Possui algumas atividades que os pequenos podem fazer. Simplesmente um livro fantástico para toda a família!!! 

sábado, 24 de outubro de 2015

Marley e eu - John Grogan

Ingredientes:

1-Labrador
2-Família
3-Amor

Modo de fazer:

John e Jenny acabam de se casar, ambos conhecendo a nova vida de casados, cada um com seu emprego. Até que um dia John dá de presente a esposa uma planta que logo ela mata por não saber cuidar. Ambos decidem comprar um cachorro, afinal querem constituir uma família e querem se ver na condição de pais que conseguem cuidar de filhos.

Foi assim que Marley, um filhote bem teimoso de labrador, entra em suas vidas..., ele passa 13 anos ao lado dos donos aprontando as maiores travessuras e doando muito amor. A família cresceu nesses anos, tendo dois filhos e uma filha que aprendem a amar e respeitar o "rapaz" de quatro patas.

Uma história de amor e troca que pode acontecer com qualquer um que na vida já teve um cão. Somente essas pessoas conhecem a verdadeira lealdade e a amizade que o melhor amigo do homem pode doar sem pedir nada em troca.

Emocionante!!! Essa é a palavra que fica quando terminamos o livro.

sábado, 10 de outubro de 2015

Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

Ingrediente:

1-Corujas
2-Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
3-O menino que sobreviveu
4-Pedra Filosofal

Modo de fazer

Ao fazer 11 anos o garoto Harry Potter descobre ser um bruxo e como tal deve ser educado em uma escola de bruxaria. Hogwarts é um lugar mágico em que tem quatro casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa. Harry é escolhido pelo chapéu seletor para ficar na Grifinória onde conhece seus dois melhores amigos: Rony e Hermione.
Entre corujas, quadribol, xadrez, trasgos, poções e varinhas Harry descobre que foi o único que sobreviveu a um ataque do temível Voldemort, cujo nome nem pode ser pronunciado. Na época todos acreditaram que aquele que não deve ser nomeado havia morrido, mas Dumbledore, o diretor da escola, que é um dos mais sábios bruxos de toda a história acredita que não.
Prova disso é que Voldemort, fraco demais para conseguir um corpo, se apodera de um professor e tenta roubar a Pedra Filosofal escondida na escola. Segundo a crença, ela possui o elixir da vida que permite prolongá-la indefinidamente.

Acredito que uma grande porcentagem dos leitores tenham lido o primeiro dos sete livros de J.k. ROWLING não uma, mas várias vezes. Um livro que despertou a imaginação de muitos e a vontade da leitura - que começaram a procurar em outros livros e  outros autores histórias interessantes.
Já ouvi entrevistas de escritores falando que Rowling conseguiu acender a vontade de curtir histórias em uma geração inteira... 

Então, nosso momento Harry Potter está apenas começando...


domingo, 20 de setembro de 2015

A farsa - Christopher Reich

Ingredientes:

1-Espionagem
2-Farsa
3-Ação
4-Suspense

Modo de fazer:

Um casal, Jonathan Ransom e Emma, vão escalar nos Alpes suíços, quando uma avalanche os surpreende. Na tentativa de fuga, Emma sofre um acidente e morre. A partir desse episódio Jonathan se envolve em acontecimentos cada vez mais inusitados e perigosos levando-o a crer que não conhece a esposa...

O livro é muito inteligente, surpreendendo o leitor a cada descoberta do personagem principal... Deixa na dúvida quem é bandido e quem é mocinho... A leitura faz com que a atenção fique presa a cada linha num livro cheio de ação...

Para você que se surpreende com os acontecimentos da vida, leia esse livro e entenda o que é uma verdadeira farsa!

domingo, 2 de agosto de 2015

O Garoto da Casa ao Lado – Meg Cabot

Ingredientes:

1 – dois gatos e um cão dinamarquês
2 – vizinhança
3 – e-mails


Modo de fazer:

Melissa Fuller é uma jornalista de fofoca que se depara com um grande incidente. A vizinha milionária do apartamento ao lado, no auge de seus 82 anos, leva uma pancada na cabeça e entra em coma. Mel fica sem saída e tem que cuidar dos dois gatos e um cachorro da vizinha.

Porém, chegar atrasada todo dia e ainda perder o almoço para passear com o cão não está sendo bem visto na empresa. Com ajuda de uma amiga, elas entram em contato com um sobrinho dessa senhora, um dos fotógrafos mais mulherengos que existem, e pedem para ele assumir o encargo de cuidar dos bichos. Ele, no entanto, está de férias com uma supermodelo, aceita e pede para um amigo se passar por ele.

John Trent, que também é jornalista, está devendo um favor para o amigo e resolve assumir seu lugar por uns tempos. Porém, ele tem uma queda por ruivas... E Mel é ruiva...


Um livro todo escrito por e-mails, com personagens que se revelam através de suas "falas"... Muito, muito bom!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Livros para colorir

Receita infalível para desestressar... 
Ingrediente básico: lápis de cor... 
Alguns minutos e uma página de um livro desenhado em preto e branco... 
Cores e mistérios vão ganhando vida... 
Brincadeira de criança? 
Experimente... 



Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Ingredientes:

1 – Defunto autor
2 – Realismo


Modo de fazer:

Um defunto autor resolve contar sua história! Brás Cubas, de cara, dedica seu livro aos “vermes” e conta, de forma não cronológica, como bem entende, sua vida: incluindo amores, vitórias, derrotas, nascimento e morte.
Um marco do realismo, uma obra atemporal!!! Brás Cubas, que nada tem a perder, critica a sociedade e a política pelas palavras do inesquecível Quincas Borba e seu Realitismo...
Uma narrativa irônica, e ao mesmo tempo denunciadora. O autor literalmente conversa com o autor, como nessa passagem em que o primeiro culpa o segundo pela “chatice” do livro:

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...

Cap. LXXI

Leiam, não deixem de ler..., afinal, quanto um defunto autor escreve um livro, pelo menos a curiosidade o faz abrir a primeira página...

domingo, 17 de maio de 2015

Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach

ADEJAR!!! Um livro que em si é uma receita... Por isso aqui vai apenas um aperitivo dele!!!

Sinopse: Para as pessoas que inventam suas próprias leis quando sabem ter razão; para quem tem um prazer especial em fazer as coisas bem feitas, nem que seja só para elas; para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que os nossos olhos vêem. 

"Se nossa amizade depende de coisas como o espaço e o tempo, então quando enfim superarmos o espaço e o tempo, teremos destruído nossa própria irmandade!
Se superarmos o espaço, restar-nos-á apenas um Aqui.
Se superarmos o tempo, restar-nos-á apenas um Agora.
E entre o Aqui e o Agora, não acreditas que poderemos voltar a nos ver umas quantas vezes?"

"Fernão Gaivota passou o resto dos seus dias sozinho, mas voou muito além dos Penhascos Longínquos. O seu único desgosto não era a solidão, mas o fato de as outras gaivotas se recusarem a aceitar a glória do voo que as esperava; recusavam-se a abrir os olhos e ver. "

"- Fernão, lembras-te do que disseste há tempos sobre amar o Bando o suficiente para regressar e ajudá-lo a aprender? 
- Claro. 
- Não entendo como consegue amar um Bando de pássaros que tentou lhe matar. 
- Oh, Francisco, não é isso que se ama. Claro que não se ama o ódio e o mal. É preciso persistir até ver a verdadeira Gaivota, aquilo que há de bom em cada uma delas, e ajudá-las a ver isso também. Quando se consegue entender, até é engraçado."

SIMPLES DEMAIS PARA LER...;
BONITO DEMAIS DE SE ENTENDER...;
DIFÍCIL DEMAIS COLOCAR EM PRÁTICA...

ADEJAR!!!


sexta-feira, 1 de maio de 2015

O Diário de Anne Frank

Ingredientes:

1- Adolescência

2- Judeus
3- Segunda Guerra Mundial
4- Anexo Secreto

Modo de usar:



Anne Frank começou a escrever seu diário quando tinha 13 anos e teve que parar aos 15 anos de idade, durante o tempo em que vivera escondida nos fundos de uma fábrica, onde batizara de Anexo Secreto. No Anexo viviam sua família, ela, pai, mãe e a irmã; mais 3 pessoas da família van Daan e mais um dentista.
Em seu diário Anne conta como vivia antes do esconderijo. Como eram suas antigas amigas, o terror da guerra e a perseguição aos judeus, seu povo. Narra como oito pessoas viveram juntas por dois anos escondidas. As intrigas, comemorações, brigas e também a primeira paixão de Anne.
Uma adolescente normal, mas com ideias fantásticas. Escreve super bem e leva todos a lágrimas. Viver cheia de esperança num lugar onde não se podia fazer barulho ou abrir a janela..., com as questões higiênicas limitadas e a comida racionada... Praticamente uma pequena guerreira!!!
Quando os alemães descobriram, os oito moradores foram levados para campos de concentração e o único sobrevivente foi Otto Frank, pai de Anne. Ele recebeu o diário da filha, depois que a guerra acabou, pelas mãos de Miep Gies, uma das mulheres que o ajudaram a esconder.

"Ás vezes acho que Deus está querendo me testar, agora e no futuro. Vou ter de me tornar uma boa pessoa por conta própria, sem ninguém para servir de modelo ou me aconselhar, mas no fim isso vai me tornar mais forte. (...) Estou sempre precisando de consolo, costumo me sentir fraca e com frequência deixo de atender às minhas expectativas. Sei disso, e todos os dias, resolvo ser melhor."
O Diário de Anne Frank

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Chamado do Cuco – Robert Galbraith

Ingredientes:

1- Morte misteriosa
2- Strike (detetive)
3- Robin (secretária temporária)
4- Família
5- Famosos


Modo de fazer:

Não é mais mistério que Robert Galbraith é na verdade pseudônimo de J K Rowling. Porém, aos jovens leitores de Harry Potter informo que a única semelhança entre a série e o livro é a narrativa encantadora e a construção minuciosa dos personagens...
O livro conta a história de um detetive, Cormoran Strike, que é contratado pelo irmão de uma jovem modelo que misteriosamente cai da varanda de seu apartamento e morre. O que para muitos é um típico suicídio a família acredita que é um assassinato e contam com a habilidade desse detetive com sérios problemas financeiros e pessoais. Strike terá a ajuda da sua secretária temporária encantada em desvendar mistérios, Robin Ellacott.
As páginas praticamente passam sozinhas a partir do cenário criado pela dupla de protagonistas que vão mostrando suas fraquezas e suas virtudes ao longo da trama. 
Uma aventura cheia de mistérios, sustos, tropeços e claro, surpresas!!!
No final, um grande trunfo!!! Há quem diga que sabia o que aconteceria mas eu continuo sendo surpreendida pelas histórias da nossa querida e inigualável Rowling.

PS: Feliz dia do livro!!!


domingo, 5 de abril de 2015

Dois livros e uma resenha...

Ingredientes:

1- Um amor para Recordar - Nicholas Sparks
2- A Culpa é das Estrelas - John Green
3- Câncer
4- Romance

Modo de Fazer:

"Um amor para recordar" é narrada por Landon Carter, anos após os acontecimentos. Na história ele se envolve com a última pessoa que ele imaginava na vida: a filha do pastor batista, Jamie Sullivan. Ela vivia na igreja, com livros e projetos sociais..., ele sempre rebelde jamais tinha se apaixonado de verdade. Por um motivo ambos se vêem juntos e Landon descobre o maior segredo da moça, ela possui leucemia... Landon ajuda Jamie a realizar sonhos... Em troca não poderia se apaixonar por ela...

"A culpa é das estrelas" é narrada por Hazel Grace que convive com um câncer terminal na tireóide com metástase em seu pulmão. Ela conhece Augustos Waters, que perdeu uma perna por causa da osteosarcoma, em um grupo de apoio para crianças com câncer. Os dois têm seus livros preferidos e trocam suas experiências compartilhando suas leituras. O problema é que o livro de Hazel, "Uma aflição imperial", não tem final..., e ambos partem numa incrível viagem à Holanda atrás do autor para saber as respostas das incontáveis perguntas do que acontece com seus personagens. Tudo OK!!!

Essa resenha dupla foi feita porque eu não consegui ler "A culpa é das estrelas" sem pensar no "Um amor para recordar". Apesar de ter amado o segundo e ter gostado do primeiro, ambos falam de uma doença e sabemos de antemão o final dos personagens. Em ambos fiquei comovida... Porém, o que me cativou mais na historia de Landon e Jamie foi a forma otimista pela fé que viveram o seu romance. Hanzel e Augustos sempre tiveram um humor meio negro mas nem por isso deixaram de ser otimistas um para o outro. 

OK! Leiam os dois..., mas cuidado, não se apaixonem pelos personagens...

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Samantha Sweet, Executiva do Lar - Sophie Kinsella

Ingredientes:

1- Advogada
2- Empregada doméstica
3- Comédia
4- Romance

Modo de fazer:

Sophie Kinsella é sem dúvida uma das minhas autoras favoritas e esse livro traduz o porquê disso. Samantha é uma advogada super bem sucedida de Londres prestes a se tornar sócia de uma importante empresa. Trabalha dia e noite, não tem tempo livre e muito menos vida social. 
Um dia, comete um grande erro, enorme... 
E foge... 
Pega o primeiro trem e vai parar em uma cidadezinha do interior em frente a uma mansão e resolve parar para pedir informação, claro, morrendo de dor de cabeça e tonta com tudo o que está acontecendo, sendo confundida com uma empregada doméstica.
Não tendo onde ficar e louca por um teto para dormir, resolveu encarar o desafio... Brigando com o fogão, máquina de lavar e tábua de passar..., Samantha experimenta tudo que um dia nem sonhou em fazer... Conhece pessoas completamente diferentes... E de forma criativa começa a gostar do novo emprego...
... E tem Nathaniel, o jardineiro..., praticamente o salvador de Samantha!!! O toque de romance, investigação e comédia... Tudo por conta deles!!!

Amei o final, mas ficou com o gostinho de "quero mais"..., saber como tudo se enquadrou após o "grand finale"... Afinal, a vida pode ser muito mais calma e leve para todos nós... 

sexta-feira, 27 de março de 2015

A estrela mais brilhante no céu - Marian Keyes

Ingredientes:

1- Dublin – 66, Star Street
2- Cobertura – Kate
3- Dois poloneses e Lydia
4- Jemima e seu malvado cachorro
5- Recém-casados Maeve e Matt

Modo de fazer:

Marian Keyes conseguiu fazer um livro superior a seus outros títulos. Sempre gostei de suas histórias, umas mais, outras nem tanto, mas nenhuma que eu diga: não leia! Porém, ano passado, 2014, pela primeira vez pude dizer que tive meu melhor livro do ano: “A estrela mais brilhante no céu”.
O livro é narrado sob a visão de um narrador misterioso, surpreendentemente revelado no final. Ele conta a vida dos personagens de um prédio situado na Star Street, nº 66. Fala de Kate e seu trabalho de “babá” de celebridades incluindo um relacionamento com um homem que vive para o trabalho; Os momentos mais engraçados são protagonizados pela taxista, Lydia, e sua convivência com dois poloneses que vivem como escravos de sua autoridade e desgosto pela limpeza; Jemima tem um cachorro, Rancor, que morre de ciúmes de Fionn, o filho da senhora que tenta em Dublin um importante emprego. E por fim, o casal Maeve e Matt, que fazem de sua rotina uma parede para esconder o passado...
Aos poucos esses personagens tão diferentes vão se unindo não só pela vizinhança mas pela convivência e se ajudam a encontrar um rumo. Um livro que se lê sem ver o tempo passar... prendendo a cada mistério... romance... surpresas...

Sugiro que leiam!!!


quarta-feira, 25 de março de 2015

Livro Pollyanna - Heleanor H. Porter

Ingredientes:

1- Publicação 1913
2- Clássico da literatura infanto-juvenil
3- Jogo do Contente



Modo de fazer:

... E assim um clássico da literatura infanto-juvenil, Pollyanna, chegou para inspirar não só adolescentes mas toda a humanidade. 
O livro conta a história de uma menina, pobre, órfã de onze anos, que após a morte de seu pai, muda de cidade para morar com sua tia, rica, e que nunca tinha visto antes.
A mudança de cidade faz com que Pollyanna aos poucos transforme a vida de todos ao redor.Ela faz de lugares sombrios um cenário colorido e contente. Transforma pessoas de uma maneira simples e sem pedir nada em troca. Um final surpreendente em que a mudança interior reflete no exterior trazendo de volta todo o carinho que um dia foi mostrado.
Um leitura muito prazerosa e praticamente obrigatória a todos que querem ter motivos para sorrir.
Pollyanna é a famosa inventora do Jogo do Contente!!!

O que é o Jogo do Contente? A própria personagem nos explica:

- É um jogo lindo! Brinco disso desde pequena...
 Pollyanna explicou à empregada que tudo tinha começado com umas muletas que ela e o pai encontraram na caixa de donativos da igreja. Ela havia pedido uma boneca ao pai e, quando a caixa de donativos chegou, só encontraram um par de muletas para criança.
 - O jogo consiste em encontrar alegria em tudo que nos acontece. 
- E onde está a alegria em encontrar muletas no lugar da boneca? Eu posso saber?
- No início, eu também não entendia, mas meu pai me explicou...
 - E então?
 - A alegria está justamente em não precisar de muletas. Viu como é fácil?”

Bom desafio, né?! "Bora" jogar!!!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Novela: Os Dez Mandamentos - Record

Prato alternativo... após ler, ler e ler..., também é recomendável visualizar...

Ingredientes:

1-   Livro Êxodo
2-   Livro Levítico
3-   Livro Números
4-   Livro Deuteronômio
5-   150 capítulos
6-   4 fases
7-   Vivian de Oliveira
8-   Grande elenco
9-   Efeitos especiais
10- Grande produção


Modo de fazer:

Primeira novela bíblica brasileira, transmitida pela Record, em 150 capítulos, divididos em 4 fases.
Vivian de Oliveira reúne grande elenco e uma produção com grandes efeitos especiais fazendo uma livre adaptação dos livros bíblicos de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Resumindo: Um ótimo aperitivo para quem quer saber a história de Moisés. A novela contará desde o seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai.


De segunda a sexta, às 20h30 – Mais de 100 anos contados de um jeito lindo!!! 




Para quem já viu "O Rei Davi" e "José do Egito", pode esperar!!!