sábado, 30 de novembro de 2019

Petiscos - Meu girassol!


Quando estava na minha adolescência li "Um Girassol na Janela" e amei profundamente!!! Ainda me lembro da Vivinha e sua história mas confesso que o tempo não me deixa escrever uma resenha. Se um dia encontrar numa livraria esse livro, irei reler para reviver uma história que, lembro, foi emocionante e contarei melhor a respeito dessa história.

Mas hoje venho falar de uma outra história bem real. Foi meu aniversário dia 24 de novembro e não publiquei nada aqui por simples falta de inspiração. Os tempos passam e a idade chega sem dó nem piedade... um momento de inexplicável parada na vida para assustar e agradecer! Sim, susto porque o RG não mente e agradecer porque a vida é isso...

Eu ganhei de uma colega um girassol. Nunca uma flor me fez sorrir tanto. Lembrei na hora daquela Vivinha e sua janela; também dos momentos do Tour de France em que as bikes passam entre aquele tapete amarelo inesquecível. Oh emoção que não cabe em mim!!!

Ficou dois dias na minha mesa de trabalho..., mas a falta de sol me fez ver que precisava levar para a copa da empresa que tem uma varanda. Agora estou trazendo para casa para pedir meu amigo para plantar porque será lindo ver da minha janela aquela flor amarela e única buscando o sol!

Amo demais para deixar murchar assim, sem nem lutar pela vida!!! O sol nasce a cada manhã... ai que lembranças daquele girassol na janela...

Virgínia Pellegrinelli
27/11/2019 (publicado em 30/11/2019)

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Depois dos quinze - Bruna Vieira


Ingredientes:

1- Crônicas e contos;
2- Relacionamentos;
3- Adolescência;
4- Amadurecimento.

Modo de Fazer:

Bruna Vieira criou aos quinze anos um blog para desabafar sobre relacionamentos e términos de namoros. Entre lágrimas e sorrisos, um sucesso na certa! Logo, ela conseguiu uma coluna na Revista Capricho e conquistou de vez o coração das adolescentes!

Esse livro é um "banho" de poesia e sentimento. Entre contos e crônicas encontramos desencontros amorosos e superação em palavras não ditas mas escritas. Enxergamos também o amadurecimento e me peguei emocionada nas últimas páginas. Inclusive, quase chorei... algo difícil para uma apaixonada pelas palavras.

Amei esse livro! Já conhecia a autora do livro "Um ano inesquecível" escrito juntamente com Paula Pimenta, Babi Dewet e Thalita Rebouças. E hoje, coloco Bruna no mesmo patamar dessas três que já sou fã!

domingo, 17 de novembro de 2019

Petisco - La dolce vita!



Não sou uma consumista compulsiva de doces. Nem que eu quisesse!!! Prefiro, inclusive, uma torta salgada a um bolo de chocolate...

Um dia um pessoa me falou algo que foi certo! Eu não sentia prazer nas pequenas coisas, por isso levava tudo a sério demais. Na ocasião estava chateada por alguma coisa no serviço e estava descontando em todos ao meu redor. É um saco isso, né?! As pobres pessoas que te amam e não vão te deixar tão fácil, precisam aguentar patatas e falta de educação...

Comecei a partir de então descontar minha raiva em algo mais doce e suave. Não tenho muita tendência a engordar - mas claro, é moderado! Amei o chocolate!!!

A vida fica mais doce!!! Quer chorar? Chora suave com um pouquinho de bombom. Está com raiva? Para que bater, coloca um sorvete na boca e deixa desolver.  Precisa tomar uma decisão difícil? Bom, esse leva um pequeno cuidado, precisa ser seu doce favorito! No meu caso, qualquer coisa que tenha cereja... hmmm...

Achavam que petiscos aqui tinha nada a ver com comida? Pois é, aprendi que nas mínimas complicações diárias, um chocolatinho vai bem, obrigada! Por que a vida já é amarga por si mesma.

Virgínia Pellegrinelli
17/11/2019

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Sobremesa - A voz do silêncio


Ingredientes:

1- Buyling;
2- Linguagem;
3- Comportamento;
4- Amizade.

Modo de fazer:

Um anime que conta a história de Shouko Nishimiya, uma menina surda que utiliza um caderno para se comunicar com os colegas de sala, uma vez que eles não sabem a linguagem de sinais. Nessa sala existe um menino chamado Ishida, que ultrapassa todos os tipos de agressões verbais, psicológicas e até físicas contra sua colega, tudo porque segundo ele, tinha medo dela.

Após um tempo, eles são separados de sala de aula e Ishida acaba excluído por seus "amigos" uma vez que fica claro que foi ele que cometeu os abusos. O menino cresce com medo de se relacionar com qualquer pessoa e gosta de andar olhando para o chão. Até ter um reencontro!

Com a linguagem de sinais uma amizade antes impossível surge. Ambos os adolescentes entendem a dor um do outro e juntos acreditam na superação e no poder do perdão. Ishida e Nishimiya constroem uma história linda de amizade e cuidado um com o outro.

Um filme muito lindo que nos traz uma mensagem belíssima sobre diferenças e perdão. Como todo bom anime, a mensagem vai muito mais que isso. Só vendo!

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Petiscos - Topo da montanha


Na nossa vida a gente sempre tem metas. Como se estivéssemos escalando uma grande montanha e nosso objetivo é chegar lá em cima. Claro que no meio do caminho teremos vários empecilhos. Cansaço, sede, pessoas que vão falar que não vamos conseguir... No entanto, tem sempre aquelas pessoas que nos colocam para frente!

Eu tive o prazer de conhecer duas pessoas dessas, e pela primeira vez nesse blog vou falar nomes sem a permissão delas mas é para simplesmente elogiar: Bruna e Igor. Meus dois líderes de célula que tive durante um ano. Com eles aprendi que liderar não era apenas mandar e sim conviver. Não era incentivar a seguir em frente e sim caminhar juntos. Eles são perfeitos? Não. Como todos os seres humanos. Porém, hoje, especialmente, meu coração está pequenininho porque o casal vai para bem longe num chamado missionário.

Para me despedir, principalmente da minha querida amiga e sempre líder (porque ainda vou escrever pedindo conselhos) uma constatação de que estarei sempre orando e intercedendo pela vida de vocês. Bruna, obrigada por não existir momento ruins para me atender e vou levar com muito carinho a lembrança de tudo que já aprendi com você.

Feliz de quem encontrar esse casal no caminho! Pois sei que eles têm a "manha" de fazer bem as pessoas. Sejam muito felizes e que Deus os abençoe ricamente em todas as áreas da vida de vocês.

Rumo ao topo da montanha!

11/11/2019
Virgínia Pellegrinelli

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Petiscos - Das palavras silenciadas


Amo corujas! Símbolo da sabedoria. Saber envolve muitos aspectos e dinâmicas. A melhor delas é: ouvir. Melhor que ouvir, é o conseguir se calar. Às vezes dói escutar que temos uma boca e dois ouvidos para ouvir melhor e falar menos. Ah quanto os professores diziam isso era um reboliço na sala de aula! Dã, todos sabem disso! Mas estamos reunidos para quê?

Porém melhor é pensar nos dizeres bíblicos que para mim é um dos mais difíceis: "de tudo guarde seu coração". Tão lindo e ao mesmo tempo tão difícil. Afinal, o coração é enganoso. Nele está cheio de sentimentos bons e ruins e a língua vai falar do que está cheio o pobre coração, muitas vezes machucado.

Custei mas uma hora a gente entende. Como uma coruja observadora que olha para todos os lados (às vezes até para trás, que nervoso!) guardar o coração e refrear a língua traz paz no coração. Observar mais e silenciar, às vezes até um certo blog que deu uma parada e está precisando de mais petiscos e recheios, é bom para reestruturar as ideias e voltar mais triunfante que nunca.

A todas as corujas leitoras, de volta ao trabalho de colocar em palavras receitas de amor!

Virgínia Pellegrinelli
07/11/2019