quarta-feira, 31 de março de 2021

Jamais te esquecerei - Duologia Memórias - Livro 1 - Tyanne Maia


 
Ingredientes:

1- Amizade;
2- Pessoas em situação de rua;
3- Perda de memória;
4- Recomeço.

Modo de Fazer:

Após 11 anos sem se encontrarem, Samanta esbarra em Lucca no meio da rua, mas ele não a reconhece. Os dois foram amigos inseparáveis quando crianças e viviam nas ruas. Após passar uma temporada em um orfanato, Sam é adotada e quando Luc quando fez 18 anos iria receber um convite para ir morar com a família de Sam, mas ele nunca chegara a seu destino. Ele sofreu um acidente nesse dia e sua memória apagou.

Hoje, ele é um advogado, prestes a se casar com uma patricinha. Ela trabalha como secretária de uma psicóloga e tem um grande segredo vivendo a DJ Ravena, que é um grande sucesso. Os dois começam a reconstruir momentos inesquecíveis, como natais e aniversários para tentar ajudar a memória do rapaz. Eles visitam lugares do passado e uma transformação profunda de sentimentos acontece.

O  livro é lindo! Eu me emocionei em vários momentos. São temas bem delicados mas ao mesmo tempo repleto de poesia. Apaixonei pelos personagens, e os secundários me fizeram admirar os vilões que não eram tão maus assim, ou os bons que têm seus segredos. Já estou doida para ver a continuação.

Parabéns, Tyanne! Um livro que é um presente para os nossos corações.

domingo, 21 de março de 2021

Minha doce Emília - As netas do barão - livro 3 - Gilmara Machado


 Ingredientes:

1- Terras do Barão;
2- Bailes e cortes;
3- Namorico de criança;
4- Romance.

Modo da fazer:

As irmãs Catarina, Marieta e Emília foram criadas pelo avô após um acidente que tirou a vida de seus pais, O avô, Barão de Cruz Alta, morre após 15 anos junto com as netas. Ele deixa um testamento nem um pouco tradicional: Catarina deveria se casar; Marieta viajar a estudo; e Emília assumiria a casa de campo.

Esse terceiro e último livro das netas do barão conta a história da caçula, Emília. Uma moça que não gosta de ficar parada apesar de amar o lugar onde cresceu. Com a ajuda de Miguel, o administrador das propriedades do barão, a moça aprende um pouco sobre administração e o interesse do avô em começar uma vinícola em que o nome do vinho seria Camael. Era também de interesse do barão que Estevão, filho do administrador, aprendesse a arte de administrar suas terras a fim de que seu pai se aposentasse.

Emília amava bailes e os pais de Estevão o obrigava a acompanhá-la nesses eventos. O rapaz, mesmo noivo de outra, encantou-se pela amiga de infância e soube que era recíproco, uma vez que um beijo escondido entre Estevão e Marieta foi motivos de ciúmes de uma vida inteira. Como esse romance poderá acontecer? Nossa caçula será que terá seu final feliz? Ela quer muito receber a última carta do avô para saber se seguiu seus planos assim como suas irmãs.

Eu sabia que o final da trilogia me deixaria com um "gostinho de quero mais". Catarina, Marieta e Emília tiveram romances acima de sua época mas não escandalizaram ninguém. As irmãs seguiram as vontades do falecido avô, que mesmo ausente, desejava seus finais felizes.

Mais uma vez parabéns, Gilmara! Li o livro não querendo colocar ponto final, mas não teve jeito... risos! Sei que você trará novas histórias que nos farão apaixonar e viver uma época que eu, secretamente, queria ter vivido. Obrigada!

segunda-feira, 15 de março de 2021

Série Brigerton - Julia Quinn


Julia Quinn escreveu a série Brigerton. Essa família apaixonante que foi retratada na série da Netflix, baseada no livro da Daphne, "O duque e eu". Cada livro fala de um dos irmãos. Os livros são: "O duque e eu"; "O visconde que me amava" (do Antony); "Um perfeito cavalheiro" (do Benedict); "Os segredos de Colin Brigerton" (do Colin); "Para Sir. Phillip, com amor" (da Eloise); "O conde enfeitiçado" (da Francesca); "Um beijo inesquecível" (da caçula Hyacinth);  "A caminho do altar" (do Gregory) e "E viveram felizes para sempre" (de nenhum irmão específico, mas com foco na matriarca, Violet Brigerton).

O ambiente londrino no qual a família Brigerton vive é povoada de escândalos e fofocas, escritos por Lady Whistledown. Que por sinal eu amei saber quem é! Não li os livros mas nem preciso dizer que vou atrás de todos. Risos. A série da Netflix é de tirar o chapéu. A nossa "fofoqueira" é a mesma do livro e ela narra a história de bailes nobres e as escuras pistas de uma sociedade que nem sempre é cheia de tons coloridos e finezas.

A primeira história de Daphne, a filha mulher mais velha do clã (porque sabemos que é em ordem alfabética a ordem dos filhos) começa um relacionamento acordado com o famoso Duque de Hanstings, Simon Basset. Através desse acordo ele se livra das assanhadas solteiras que estão de olho no seu dinheiro, e Daphne consegue diversos pretendentes. Porém essa farsa acaba se tornando romance e um daqueles de tirar o fôlego.  

Pessoas normais já devoraram a série fazendo maratonas, eu fiz questão de ver aos poucos degustando tudo... rendeu quase dois meses. Ainda bem, porque aguardar a segunda temporada já sabemos que é mexer com nossa ansiedade.

Assistam e leiam!!! Uma história que nos deixa curiosa para saber um pouco mais de cada irmão da família...

domingo, 14 de março de 2021

Atraída pelo CEO - Laís Olly


 Ingredientes:

1- Amor em família;
2- Sacrifícios;
3- Mocinhos e vilões.

Modo de fazer:

Kléber é filho único do bilionário Célio Galvão. O pai falece e deixa quase metade da sua empresa para a namorada, que nada mais é que uma garota de programa. Kléber desconta sua raiva e ansiedade em prostíbulos onde encontra Leona, ou melhor, Gabi. Gabriela tenta ganhar a vida para sustentar sua irmãzinha que foi diagnosticada com uma doença séria no coração. Ela esconde grandes segredos do passado e tem no futuro grandes batalhas em uma vida que a escolheu, sendo que não tem chances de dizer não.

O livro é escrito de uma forma dramática com assuntos bem sérios. Vemos a construção dos personagens e nos surpreendemos com mocinhos que se tornando vilões e alguns vilões que tomam atitudes de mocinhos. Nesse livro, nossos pré-julgamentos nos fazem levar tapas de luvas. Para mim foi uma aula!

Parabéns Laís Olly, que por sinal nos deixou com mais perguntas que respostas. Ela já está escrevendo a continuação e eu me apeguei tanto à Gabi e sua irmãzinha que preciso saber até onde esse amor incondicional vai chegar.

Apesar dos temas pesados, é uma leitura rápida e fácil que nos dá lições de vida.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Uma mãe para a filha do CEO - Livro 1 - Irmãos Oviedo - D. A. Lemoyne


 

Ingrediente:

1-     Rede de hotelaria Caldwell-Oviedo;

2-     Uma bebê encantadora;

3-     Uma moça sofredora vivendo a Cinderela;

4-     Um romance.

 

Modo de fazer:

 

Guillermo Oviedo é o CEO da rede de hotelaria Caldwell-Oviedo. O filho mais velho de cinco irmãos. Tendo em vista que seu pai está debilitado, assumiu a empresa da família. Encontra-se viúvo e com Nina, uma bebezinha de 9 meses. Ele sabe da existência de uma única parente por parte de mãe e resolve ir atrás dela.

Olívia Freitas é garçonete e luta para sobreviver. Perdeu a mãe adotiva e está repleta de dívidas com as despesas em decorrência do tratamento dela. Vive uma vida bem simples e é muito batalhadora. Quando Guillermo entra na cafeteria em que trabalha causa uma confusão em sua vida.

Após uma proposta irrecusável a moça vai trabalhar no hotel e momentos que nunca imaginava viver estavam por vir. Um romance, um princesinha, uma vilã e uma família. É com esse tempero que a vida da moça humilde vira de pernas para o ar.

O livro é rico em detalhes, não perde a marca da autora. Mesmo sendo uma história dramática, temos momentos de comédia. Amei os irmãos Oviedo, espero seguir essa série toda. Cada personagem promete aquela história de tirar o fôlego.

Essa estreia da família foi bem aceita e fico curiosa para saber o que o restante da família vai aprontar!

 

 

 

terça-feira, 9 de março de 2021

Nosso abrigo - Van Ianovack


 
Ingredientes:

1- Relacionamentos abusivo;
2- Superação;
3- Amizade mãe e filha;
4- Romance.

 Modo de fazer:

Ellie é uma jovem de 26 anos, que junto à filha Kathe, fogem de um relacionamento abusivo. Elas vão morar em uma cidadezinha bem aconchegante e conhecem Brandow, o xerife. Kathe inicia uma amizade muito sincera com ele, apelidado de Star, e seu cachorro Cliff. A mãe também se encanta com o homem que pode as proteger mas ao mesmo tempo entregá-la por ter sequestrado a própria filha na fuga. Um romance recheado de dor, superação e principalmente proteção!

A história tem uma temática bastante dramática mas é escrita de uma forma tão tranquila e leve que lemos num piscar de olhos. Amei cada passagem de página. Ver o desenvolvimento dos três personagens e sua relação com traumas e superação é uma lição de vida! Personagens cativantes, os secundários são todos bem estruturados e mesmo os vilões e vilãs têm seus papeis importantes na construção de um enredo excepcional.

Eu não conhecia a Van e durante uma leitura coletiva ela foi nos contando a respeito da construção da história. Ela tem uma escrita bastante excelente, dá seu toque dramático, amoroso e hot na proporção certas. Seu objetivo foi mostrar a superação de um trauma e não a exploração dele em si. Fez isso de uma maneira encantadora!

Uma leitura que nos ensina que nada está perdido e que sempre podemos superar o mal...

domingo, 7 de março de 2021

Insensato Destino - Lyne M.


 

Ingredientes:

1- Amor de adolescentes;

2- Insensato destino;

3- Zoe e Fofinha;

4- Relacionamento abusivo.


Modo de fazer:

Naomi e Alaric se apaixonaram na adolescência mas viveram um amor proibido. Isso porque a família do rapaz era cheia de posses e não aceitava a diferença financeira entre as famílias. Alaric acaba tendo que se mudar e não consegue se despedir de Naomi. Esta descobre-se grávida e junto com a mãe criam Zoe. 

Depois de um tempo, com Naomi namorando uma pessoa bem possessiva, Leonardo, reencontra Alaric através do escritório de advocacia que ambos trabalham. Zoe encontra Alaric e sua cachorrinha, a Fofinha, por acaso, e começam uma linda amizade. Sem saber serem pai e filhar, um passado que bate a porta, enfim, o que será que esse insensato destino os aguarda?

Lyne M. é uma escritora que eu admiro muito. Eu revisei esse livro e foi o segundo trabalho dela que eu analisei. Ver o tanto que ela cresceu, que estuda para melhorar e a humildade para sempre pedir opinião deixa a história ainda com mais emoção. Eu comentei com ela que o encontro Naomi/ Alaric/Zoe e a verdade foi uma cena que me fez chorar.

Amei cada personagem e o enredo é de tirar o fôlego. Parabéns, Lyne!!!


segunda-feira, 1 de março de 2021

Capitu – personagem de Dom Casmurro – Machado de Assis


 

Hoje venho aqui falar de uma das personagens mais complexas da literatura brasileira. Aquela descrita como ter os olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada. Claro que é ela: Capitolina, a Capitu de Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis.

A questão que atravessa gerações jamais será respondida: ela traiu ou não o Bentinho? Enquanto no livro ele se torna Dom Casmurro, uma pessoa introspectiva e teimosa, narrando sua vida sem intervenções de nenhum interlocutor. Afinal, quem, em sua sanidade, iria responder as dúvidas de nosso Bentinho?

O livro não deu chance à moça de se manifestar. Ele é todo escrito por Dom Casmurro, na sua velhice, com humor ácido, querendo juntar as duas pontas da vida. O que nos restou? Criar teses sobre essa traição.

Seria ela real? Uma invenção da cabeça do personagem? Talvez o ciúme doentio de alguém em sua casmurrice não deixasse nós, simples leitores, questionar nem o ponto de vista da mulher... nada seria capaz de deixar nosso Dom Casmurro menos desconfiado.

Nesse mês em que comemoramos o dia das mulheres, faço questão de lembrar daquela mulher cheia de vida, que tem um olhar que marcou um Casmurro e gerações inteiras.

 

Fala para mim, você acredita na inocência de Capitolina?