Um estudo com várias reflexões do livro bíblico de Eclesiastes. A questão de quem é o autor desse livro na Bíblia varia desde Salomão, ou alguém da sua elite, até qualquer membro das elites da Palestina, do século III a.C. O Eclesiastes se articula ao redor de três conceitos: "tudo é vaidade", "não há propósito para o trabalho do homem" e "tudo é repetitivo". De modo que há três palavras-chaves: "vaidade", "trabalho" e "debaixo do sol".
Logo na introdução, Kivitz já coloca uma análise da vida, que é uma sucessão de fatos. A vaidade é uma qualidade que o ser humano busca durante sua existência e tenta preservá-la. Para isso, ao longo do livro mostra-nos como o homem tenta vencer isso. Primeiramente vencendo o tédio; vencendo o utilitarismo; vencendo a morte; vencendo a injustiça; vencendo a religião; vencendo o dinheiro; vencendo a pretensão; vencendo o crime; vencendo a fatalidade; vencendo a insensatez; vencendo a luta pela sobrevivência; vencendo o tempo e vencendo a ausência de sentido.
Fica uma reflexão: por que seria o livro mais mal-humorado da Bíblia? Depois de uma leitura bem lenta..., não me perguntem quantos meses fiquei degustando essas páginas..., ainda estou tentando responder essa questão. Eu acredito que o Eclesiastes passeia tanto na vida e costume de quem ler que sua reflexão acaba sendo dolorosa.
Minha passagem favorita de Eclesiastes é capítulo 3, versículos 1 a 8:
"1 Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para
cada propósito debaixo do céu:
2 Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e
tempo de arrancar o que se plantou,
3 tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo
de construir,
4 tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo
de dançar,
5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de
abraçar e tempo de se conter,
6 tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e
tempo de jogar fora,
7 tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e
tempo de falar,
8 tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de
viver em paz."
Um excelente livro para quem gosta de estudar e refletir sobre a Bíblia. Eu amei e recomendo!!!
0 comentários:
Postar um comentário