domingo, 2 de agosto de 2015

O Garoto da Casa ao Lado – Meg Cabot

Ingredientes:

1 – dois gatos e um cão dinamarquês
2 – vizinhança
3 – e-mails


Modo de fazer:

Melissa Fuller é uma jornalista de fofoca que se depara com um grande incidente. A vizinha milionária do apartamento ao lado, no auge de seus 82 anos, leva uma pancada na cabeça e entra em coma. Mel fica sem saída e tem que cuidar dos dois gatos e um cachorro da vizinha.

Porém, chegar atrasada todo dia e ainda perder o almoço para passear com o cão não está sendo bem visto na empresa. Com ajuda de uma amiga, elas entram em contato com um sobrinho dessa senhora, um dos fotógrafos mais mulherengos que existem, e pedem para ele assumir o encargo de cuidar dos bichos. Ele, no entanto, está de férias com uma supermodelo, aceita e pede para um amigo se passar por ele.

John Trent, que também é jornalista, está devendo um favor para o amigo e resolve assumir seu lugar por uns tempos. Porém, ele tem uma queda por ruivas... E Mel é ruiva...


Um livro todo escrito por e-mails, com personagens que se revelam através de suas "falas"... Muito, muito bom!!!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Livros para colorir

Receita infalível para desestressar... 
Ingrediente básico: lápis de cor... 
Alguns minutos e uma página de um livro desenhado em preto e branco... 
Cores e mistérios vão ganhando vida... 
Brincadeira de criança? 
Experimente... 



Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Ingredientes:

1 – Defunto autor
2 – Realismo


Modo de fazer:

Um defunto autor resolve contar sua história! Brás Cubas, de cara, dedica seu livro aos “vermes” e conta, de forma não cronológica, como bem entende, sua vida: incluindo amores, vitórias, derrotas, nascimento e morte.
Um marco do realismo, uma obra atemporal!!! Brás Cubas, que nada tem a perder, critica a sociedade e a política pelas palavras do inesquecível Quincas Borba e seu Realitismo...
Uma narrativa irônica, e ao mesmo tempo denunciadora. O autor literalmente conversa com o autor, como nessa passagem em que o primeiro culpa o segundo pela “chatice” do livro:

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...

Cap. LXXI

Leiam, não deixem de ler..., afinal, quanto um defunto autor escreve um livro, pelo menos a curiosidade o faz abrir a primeira página...

domingo, 17 de maio de 2015

Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach

ADEJAR!!! Um livro que em si é uma receita... Por isso aqui vai apenas um aperitivo dele!!!

Sinopse: Para as pessoas que inventam suas próprias leis quando sabem ter razão; para quem tem um prazer especial em fazer as coisas bem feitas, nem que seja só para elas; para as que sabem que a vida é algo mais do que aquilo que os nossos olhos vêem. 

"Se nossa amizade depende de coisas como o espaço e o tempo, então quando enfim superarmos o espaço e o tempo, teremos destruído nossa própria irmandade!
Se superarmos o espaço, restar-nos-á apenas um Aqui.
Se superarmos o tempo, restar-nos-á apenas um Agora.
E entre o Aqui e o Agora, não acreditas que poderemos voltar a nos ver umas quantas vezes?"

"Fernão Gaivota passou o resto dos seus dias sozinho, mas voou muito além dos Penhascos Longínquos. O seu único desgosto não era a solidão, mas o fato de as outras gaivotas se recusarem a aceitar a glória do voo que as esperava; recusavam-se a abrir os olhos e ver. "

"- Fernão, lembras-te do que disseste há tempos sobre amar o Bando o suficiente para regressar e ajudá-lo a aprender? 
- Claro. 
- Não entendo como consegue amar um Bando de pássaros que tentou lhe matar. 
- Oh, Francisco, não é isso que se ama. Claro que não se ama o ódio e o mal. É preciso persistir até ver a verdadeira Gaivota, aquilo que há de bom em cada uma delas, e ajudá-las a ver isso também. Quando se consegue entender, até é engraçado."

SIMPLES DEMAIS PARA LER...;
BONITO DEMAIS DE SE ENTENDER...;
DIFÍCIL DEMAIS COLOCAR EM PRÁTICA...

ADEJAR!!!


sexta-feira, 1 de maio de 2015

O Diário de Anne Frank

Ingredientes:

1- Adolescência

2- Judeus
3- Segunda Guerra Mundial
4- Anexo Secreto

Modo de usar:



Anne Frank começou a escrever seu diário quando tinha 13 anos e teve que parar aos 15 anos de idade, durante o tempo em que vivera escondida nos fundos de uma fábrica, onde batizara de Anexo Secreto. No Anexo viviam sua família, ela, pai, mãe e a irmã; mais 3 pessoas da família van Daan e mais um dentista.
Em seu diário Anne conta como vivia antes do esconderijo. Como eram suas antigas amigas, o terror da guerra e a perseguição aos judeus, seu povo. Narra como oito pessoas viveram juntas por dois anos escondidas. As intrigas, comemorações, brigas e também a primeira paixão de Anne.
Uma adolescente normal, mas com ideias fantásticas. Escreve super bem e leva todos a lágrimas. Viver cheia de esperança num lugar onde não se podia fazer barulho ou abrir a janela..., com as questões higiênicas limitadas e a comida racionada... Praticamente uma pequena guerreira!!!
Quando os alemães descobriram, os oito moradores foram levados para campos de concentração e o único sobrevivente foi Otto Frank, pai de Anne. Ele recebeu o diário da filha, depois que a guerra acabou, pelas mãos de Miep Gies, uma das mulheres que o ajudaram a esconder.

"Ás vezes acho que Deus está querendo me testar, agora e no futuro. Vou ter de me tornar uma boa pessoa por conta própria, sem ninguém para servir de modelo ou me aconselhar, mas no fim isso vai me tornar mais forte. (...) Estou sempre precisando de consolo, costumo me sentir fraca e com frequência deixo de atender às minhas expectativas. Sei disso, e todos os dias, resolvo ser melhor."
O Diário de Anne Frank

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Chamado do Cuco – Robert Galbraith

Ingredientes:

1- Morte misteriosa
2- Strike (detetive)
3- Robin (secretária temporária)
4- Família
5- Famosos


Modo de fazer:

Não é mais mistério que Robert Galbraith é na verdade pseudônimo de J K Rowling. Porém, aos jovens leitores de Harry Potter informo que a única semelhança entre a série e o livro é a narrativa encantadora e a construção minuciosa dos personagens...
O livro conta a história de um detetive, Cormoran Strike, que é contratado pelo irmão de uma jovem modelo que misteriosamente cai da varanda de seu apartamento e morre. O que para muitos é um típico suicídio a família acredita que é um assassinato e contam com a habilidade desse detetive com sérios problemas financeiros e pessoais. Strike terá a ajuda da sua secretária temporária encantada em desvendar mistérios, Robin Ellacott.
As páginas praticamente passam sozinhas a partir do cenário criado pela dupla de protagonistas que vão mostrando suas fraquezas e suas virtudes ao longo da trama. 
Uma aventura cheia de mistérios, sustos, tropeços e claro, surpresas!!!
No final, um grande trunfo!!! Há quem diga que sabia o que aconteceria mas eu continuo sendo surpreendida pelas histórias da nossa querida e inigualável Rowling.

PS: Feliz dia do livro!!!


domingo, 5 de abril de 2015

Dois livros e uma resenha...

Ingredientes:

1- Um amor para Recordar - Nicholas Sparks
2- A Culpa é das Estrelas - John Green
3- Câncer
4- Romance

Modo de Fazer:

"Um amor para recordar" é narrada por Landon Carter, anos após os acontecimentos. Na história ele se envolve com a última pessoa que ele imaginava na vida: a filha do pastor batista, Jamie Sullivan. Ela vivia na igreja, com livros e projetos sociais..., ele sempre rebelde jamais tinha se apaixonado de verdade. Por um motivo ambos se vêem juntos e Landon descobre o maior segredo da moça, ela possui leucemia... Landon ajuda Jamie a realizar sonhos... Em troca não poderia se apaixonar por ela...

"A culpa é das estrelas" é narrada por Hazel Grace que convive com um câncer terminal na tireóide com metástase em seu pulmão. Ela conhece Augustos Waters, que perdeu uma perna por causa da osteosarcoma, em um grupo de apoio para crianças com câncer. Os dois têm seus livros preferidos e trocam suas experiências compartilhando suas leituras. O problema é que o livro de Hazel, "Uma aflição imperial", não tem final..., e ambos partem numa incrível viagem à Holanda atrás do autor para saber as respostas das incontáveis perguntas do que acontece com seus personagens. Tudo OK!!!

Essa resenha dupla foi feita porque eu não consegui ler "A culpa é das estrelas" sem pensar no "Um amor para recordar". Apesar de ter amado o segundo e ter gostado do primeiro, ambos falam de uma doença e sabemos de antemão o final dos personagens. Em ambos fiquei comovida... Porém, o que me cativou mais na historia de Landon e Jamie foi a forma otimista pela fé que viveram o seu romance. Hanzel e Augustos sempre tiveram um humor meio negro mas nem por isso deixaram de ser otimistas um para o outro. 

OK! Leiam os dois..., mas cuidado, não se apaixonem pelos personagens...