1- Romance proibido;
2- Violência;
3- Doces;
4- Justiça.
Modo de fazer:
Clara era filha do Barão de Laguna, um defensor da mão de obra escrava, mas a moça não corroborava com as ideias do pai, e via que os tempos estavam mudando, mas ele estava preso em seus ideais. José nasceu na época da Lei do Ventre Livre, e mesmo não sendo escravo, trabalhou como negociante para o senhor de sua mãe, afinal ele juntava dinheiro para comprar a liberdade dela. Em uma de suas viagens, José se encontrou com Clara e foi amor a primeira vista. Uma paixão proibida mas avassaladora.
Esse romance da Gilmara traz um tema bastante forte mas que faz parte da História do Brasil. A escravidão separava negros e brancos mas não impedia que o amos verdadeiro nascesse. Clara seria um anjo na vida de um José quebrado e cego por vingança. No livro tem a assinatura da Lei Áurea e a libertação dos escravos. Mas então o que aconteceu com eles que saíram de seus cativeiros? O que houve com aqueles que se diziam superiores e grandes donos de terras?
Um pedaço da história que precisava de muitas Claras e Josés. Agradeço à Gil que teve um respeito pela História Brasileira e falou de um momento que não deve ser esquecido de forma tão linda e delicada.
0 comentários:
Postar um comentário