domingo, 16 de agosto de 2020

Maria Stuart - Stefan Zweig


Ingredientes:

1- França;
2- Escócia/Inglaterra;
3- Sucessão de poder;
4- Destinos e escolhas.


Modo de fazer:

O livro traduzido por Lya Luft é uma biografia, sem romantismo, da rainha Mary Stuart. No livro, obviamente a tratam como Maria, mas depois de uma série (The Reign), e dois filmes a respeito, não consigo não chamá-la de Mary. 

Ela foi rainha da França por casamento, aos 15 anos, com o Rei Francisco II. Ele morreu após pouco tempo de casados. Mary volta a Escócia e ali é rainha por legitimidade. Ela viveu sua juventude despertando paixões e sendo rainha com pulso forte. Teve um filho mas, por amor, ficou cega e caiu num complô em que seu próprio irmão teve participação. Mary Stuart se vê obrigada a abdicar o trono e deixar seu filho sob a educação de outrem.

Além de Stuart, Mary tem no sangue descendência dos Tutors. Isso lhe confere o parentesco mais próximo de Elizabeth, rainha da Inglaterra. Ambas são primas. Em plena Reforma Protestante há aqueles que pretendem colocar Mary no trono inglês por ser católica e outros defendem Elizabeth com a nova religião. Uma luta velada em que as principais rivais se tratam como "irmãs" mas duas rainhas não podem comandar o mesmo reino.

Mary Suart vai para a Inglaterra e solicita a sua "irmã" asilo. Ela é detida e fica presa por quinze anos. Durante todo esse tempo muitas tramoias e golpes são arquitetados até que alguns nobres levam a Mary a palavra de que deveria assassinar Elizabeth. Um golpe político que levou a Rainha da Inglaterra perguntar a James VI se deveria poupar a vida de sua mãe. Sem maiores amores a essa desconhecida não resta ninguém que defenda a rainha sem reino.

Mary Stuart é executada, tendo sua cabeça decepada. Elizabeth morre anos mais tarde na sua velhice. Então, finalmente James assume o reinado da Escócia/Inglaterra.

Livro muito bem feito. Mostra-nos os erros da rainha mas também seu poderio e altivez até a morte. Não a coloca apenas como mocinha mas mostra nitidamente a diferença entre as escolhas de Mary e Elizabeth. Enfim, uma aula de história!

0 comentários:

Postar um comentário