domingo, 9 de julho de 2023

A sociedade literária e a torta de casca de batata - Mary Ann Shaffer e Annie Barrows


 Ingredientes:

1- Ilhas do Canal;

2- Ocupação alemã;

3- Toque de recolher;

4- Sociedade e batatas.


Modo de fazer:

Um livro escrito por cartas em que a principal correspondente é Juliet Ashton. Ela é uma inglesa que está tentando descobrir o que escrever no pós-guerra. Certa feita recebe uma carta cujo remetente é Dawsey Adams, membro de um Sociedade Literária e torta de casca de batata de Guersney. Daí uma série de troca de cartas entre os membros da Sociedade e a autora a levam a viajar para a Ilha com o objetivo de escrever a respeito da ocupação alemã no local.

A própria Sociedade foi inventada em um momento no qual seus membros foram pegos pelos alemães fora de casa após o toque de recolher. Os livros acabaram sendo um refúgio e uma desculpa para se encontrarem periodicamente. Além disso, de criadores de porcos foram obrigados a plantar batatas, e em decorrência disso, a invenção da torta de casca de batata que foi um dos lanches da reunião.

Um livro que eu acreditava ser tedioso por ser escrito através de cartas, mas como estava enganada! Dei risadas com o jeito de Juliet se corresponder com seu editor, sua amiga e com os variados membros da sociedade. Além de ter uma história dramática e alguns finais tristes, é um livro que mostra como o mundo e as pessoas continuaram após a ocupação.

É um livro fictício mas os personagens poderiam ser tão reais como nós. Deu vontade de ir para as Ilhas do Canal e conhecer Guersney. Se possível comer uma torta quase intragável feita de casca de batatas e frequentar uma Sociedade Literária...

0 comentários:

Postar um comentário