sexta-feira, 12 de maio de 2023

O diário deZlara - Zlata Filipovic


 Ingredientes:

1- Sarajevo;
2- Guerra;
3- Aulas de piano;
4- Diário.

Modo de fazer:

Zlata Filipovic começa a escrever seu diário um pouco antes de completar 11 anos. Ela fala de amigos, fins de semana diferentes, visitas e vida. Porém, a guerra começa e o tom da escrita muda. Zlata "copia" Anne Frank colocando o nome de "Mimmy" em seu diário. Agora ela fala de porões para se esconder dos bombardeios, falta de energia, água e gás. Quase todos os amigos fogem e ela fica com os pais que envelhecem muito mais rapidamente.

Acompanhamos a escrita dessa jovem de 02/09/1991 a 17/10/1993. Seu maior medo seria terminar como Anne Frank. Adora ler livros e ama tocar piano. Sua idade é parecida com a minha, ela é um ano mais velha. Ler esses relatos enquanto eu tinha uma vida normal de criança..., realmente é avassalador. As alegrias dos abraços no aniversário, a espera de cartas e o carinho com os animais, coisas que para mim era algo corriqueiro, para ela tem um valor acima do esperado.

Da guerra para ser conhecida por seu livro. Uma história triste mas diferente de Anne Frank. Ler um livro desses nos faz dar valor a muitas coisas que passam despercebidas por nós.

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Sobremesa - Radioactive


 Ingredientes:

1- Mulher cientista;
2- Polênia e França;
3- Professora;
4- Prêmio Noble.

Modo de fazer:

O filme conta a história de Marrie Curie, polonesa naturalizada francesa, que conduziu as pesquisas sobre radioatividade. Ela descobriu dois elementos químicos: rádio e polônio; técnicas para isolar isotópicos radioativos; durante a Primeira Guerra Mundial desenvolveu unidades de radiografia móvel e raio-x a hospitais de campanha. Em 1903, juntamente com seu marido, Pierre Curie, ganharam o Prêmio Nobel de Física; e em 1911 ela recebeu o Prêmio Nobel de Química.

Marrie foi professora e mãe de duas moças. Após a morte do marido se envolveu com um aluno dele, que era casado e se divorciou, e houve um grande escândalo com pessoas gritando em frente a sua janela para que deixasse a França. Ela morreu em 1934 em um sanatório por anemia aplástica, acreditando ser por causa da grande exposição à radiação.

Um filme que mostra uma guerreira estudiosa, que num mundo onde homens reinavam, ela fez descobertas que ajudaram as pessoas. Claro que infelizmente o homem sabe utilizar as coisas para o mal e no filme mostra isso. Marrie e sua família contribuíram e muito para estudos medicinais e é um filme que me fez pensar muito em como persistir naquilo em que se quer,

domingo, 7 de maio de 2023

A morte é um dia que vale a pena viver - Ana Cláudia Quintana Arantes


Ana Cláudia Quintana Arantes é médica, escritora, professora e palestrante. Ela é especialista em Geriatria e Gerontologia, pós-graduada em Psicologia e especializada em Cuidados Paliativos. Li seu livro depois de um ano em que conheci os cuidados domiciliares. Apesar de não sermos da mesma cidade e ela não ter sido a médica em questão, li todo o livro entendendo e compreendendo o conceito e a experiência de ter uma equipe multifuncional cuidando de pacientes em estágio terminal.

No livro, Ana Cláudia conta que como estudante de medicina não conseguia entender quando seus preceptores diziam que não havia nada a fazer para o paciente. Encarar a morte, para ela, era dolorido como para qualquer pessoa. Nesse sentido, ela resolveu encarar o fim como algo natural. Ela trata da dor, escuta o paciente e seus familiares, auxilia no preparo para a morte, e vivem todos juntos! Ela vive o fim como uma médica cuidando do paciente até seu derradeiro respirar, inclusive conversando sobre funeral e modo de enterrar.

Quando peguei esse livro pensei que seria bem doloroso. Mas nunca vi uma visão tão bela sobre a vida! A nossa única certeza é da morte, por isso devemos preparar-nos para ela, não deixando de cuidar e viver até o último segundo.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

O meu noivo (de mentira) é um CEO italiano - Duologia Italianos Apaixonantes - Livro 2 - Carla Arine


Ingredientes:

1- Casamento;
2- Contadora de histórias;
3- Chef italiano;
4- Príncipe desencantado.

Modo de fazer:

Tudo começou com  a preparação do casamento de Diana e Lorenzo. A irmã da noiva, Giovanna é incumbida de realizar a celebração em tempo recorde de preparo, e para isso conta com a ajuda do padrinho mal humorado, o chef italiano de cozinha, Massimo, melhor amigo do noivo. Os dois quase saem no tapa. Ela, uma contadora de história, sonha em viver um romance e acaba caindo numa "armadilha". Por conta de um grande mal entendido, precisa fingir ser noiva do príncipe desencantado em troca de recursos para salvar a biblioteca pública e em contrapartida, ajudar o italiano a fazer uma expansão de seus negócios.

Sabe um livro que tem todos os temperos para um romance lindo e maravilhoso? Personagens que nos conquistam na primeira vista e um enredo de tirar o fôlego? Juntando a isso, Carla Arine dá vida a uma inesquecível e singular história de amor... E ela já aprendeu direitinho com suas leitoras, já temos novo livro com mais uma personagem vindo aí!

Essa duologia dos italianos é simplesmente maravilhosa! Apesar de serem 3 irmãs - a história começa com Alessandra da série "Uma esposa para meu pai", e depois conhecemos Diana e Giovanna. Uma família que podemos colocar num potinho e que está crescendo para todos os lados... daqui a pouco vou pedir mais histórias... kkk!