segunda-feira, 31 de outubro de 2022

O silêncio dos inocentes - Thomas Harris


Ingredientes:

1- Psicologia forense;
2- Assassinato em série;
3- FBI e investigação;
4- Manipulação.

Modo de Fazer:

Jack Crawford está a frente das investigações sobre o assassino "Buffalo Bill". Esse cidadão é responsável por uma série de assassinatos contra mulheres que são encontradas boiando em rios e com a pele retirada. Para dar um "plus" nas investigações, Crawford solicita que Clarice Satrling, uma brilhante estagiária do FBI, faça uma entrevista com o prisioneiro e psiquiatra Dr. Hanibal Lecter. Nos poucos encontros que eles possuem, Dr. Lecter dá algumas informações em troca de confidências pessoais da moça.

Ao longo do livro vemos a manipulação de Lecter. Ele faz uma linha de raciocínio com Starling e outra com a mãe da última vítima, ainda desaparecida e na iminência de ser assassinada, uma importante senadora. Com esta última ele consegue uma transferência para um lugar melhor - que tenha ao menos uma janela - e algumas regalias; com a jovem estagiária, a leva para prestar atenção na primeira vítima, que poucos deram importância...

Um romance policial muito inteligente. Ele deu origem ao filme homônimo de grande sucesso! Durante o decorrer da investigação vemos como o psiquiatra leva Starling a concluir sozinha aquilo que ele mesmo já sabe. Não tira os créditos de ninguém, e acabam tendo sessões de psicanálise. 

Para quem gosta desse gênero é praticamente uma leitura obrigatória!

0 comentários:

Postar um comentário