segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

A megera domada - William Shakespeare


Ingredientes:

1- Pádua - Itália;
2- Imãs;
3- Ludibriar;
4- Casamento.

Modo de Fazer:

Essa é a história de Baptista que tem duas filhas, a mais velha Catarina, de gênio horroroso e uma megera para qualquer ser; e Bianca, uma jovem doce com inúmeros pretendentes. Petrucchio precisava de dinheiro e assim se ofereceu ao sacrif... quer dizer, para se casar com Catarina e a mais nova estaria livre para desposar quem fosse melhor para ela. Afinal, a mais nova só se casaria após a mais velha.

Com diversos disfarces e muitos ludibriando o futuro sogro. Petrucchio e Catarina se casaram. Ele precisou domar a fera num fingimento de que era muito pior que ela. Enquanto a moça entendeu que deveria entrar no jogo para conseguir viver, deixando a ideia a todos de que era submissa e uma boa esposa. Bianca, acredito que até hoje não entendeu com quem se casou, porque foram muitos farsantes que não se conclui quem a ama ou quem está de olho na herança.

Uma peça riquíssima em que mostra como as aparências se enganam. Uma sociedade movida a interesses e a esperteza. No fundo acredito que Catarina foi a que melhor se saiu apesar de ter vivido poucas e boas até entender que para dançar conforme a sociedade exige um discurso feminista não deveria ser erguido.

Li e recomendo. Assistindo ainda a reprise de "O Cravo e a Rosa", novela de grande sucesso baseado na obra, vejo que a essência permaneceu mas acredito que muitas Catarinas por aí deveriam ler com olhos críticos principalmente o discurso final.

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Lobo - Mônica Cristina


 

Ingredientes:

1- Aposta;

2- Lobo;

3- Presa;

4- Caça;

5- Rendição.


Modo de fazer:

Eleonor é uma dama prestes a ficar noiva e muito obediente ao pai. Blaidd gosta de apostar e ganhar. Assim como um lobo caça a sua presa e a usa, a história se faz num ritmo de suspense e lua cheia. No entanto, quem é mesmo o Alfa? O canalha que persegue ou a donzela que tenta fugir?

Uma leitura rápida que fala de conquista e contraria todas as previsões que há no título e enredo. Uma história surpreendente que em minutos podemos desfrutar. Gosto muito da escrita da Mônica e ela foi bem objetiva nesse jogo de conquista.

Quem quiser um remédio para a ressaca literária, não há dica melhor!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Para sempre lembrarei - Duologia Memórias - Livro 2 - Tyanne Maia


 Ingredientes:

1- Adoção;
2- Amnésia;
3- Amizade;
4- Família.

Modo de fazer:

Luca e Sam estão juntos há quatro anos e casados há um. Estão num processo de adoção de duas crianças e em mudança para uma casa nova. Um fato inusitado entre segredos e desconfianças, Luca tem um incidente e perde novamente a memória. No entanto, é sabido que apenas as lembranças relacionadas à Samanta foram apagadas. Um longo tratamento e uma recuperação cheia de amor da família e amigos faz dessa história espetacular.

A Tyanne me conquistou com essa duologia (a resenha do primeiro virá na quinta #tbt). A forma como construiu a história amarrando todas as pontas e não deixando de nos surpreender em momento algum. Eu estava doida por essa continuação e valeu a pena toda a espera. Um dos casais mais loucos e lindos que já vi na literatura.

Se você quer um romance cheio de doçura, amizade e uma pitada de rebeldia, temos dois livros geniais ao alcance de você.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

A garota que lê no metrô - Christine Féret-Fleury


 Ingredientes:

1-Metrô e livros;
2- Mensageiros;
3- Ler pessoas.

Modo de fazer:

Juliette era uma pessoa comum que trabalhava em uma corretora de imóveis. Durante suas viagens de metrô entre seu apartamento e o serviço, sempre observava as pessoas e suas leituras. Uma capa nas mãos de um cidadão pode dizer muito sobre ele. Tem os que gostam de romance e choram na página 247; há quem se interessa por receitas culinárias, outros gostam de insetos... e por aí vai, é fácil ler as pessoas. 

Durante um encontro inusitado, Juliette descobre que os livros podem salvar determinadas pessoas, e se torna uma mensageira. Será que é fácil observar alguém para entender que tipo de livro ele merece receber para ler? Entre viagens de metrô e personagens de papel, há a salvação dessa moça que nem sabe se precisa ser salva.

Um livro encantador, bem poético. Às vezes nos perdemos em devaneios de Juliette que confunde sua vida, com uma história de um livro. Para quem ama essa prática e tem a mania de ficar vendo a capa que o próximo está lendo, simplesmente nos reconhecemos nessa leitura. 

Uma leitura rápida, um pouco complexa, mas simplesmente perfeita! Detalhe, livro de uma autora francesa!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Dakota - Série Paradise - Livro 4 - Mônica Cristina




Ingredientes:

1- Romance clichê;
2- Blogueira;
3- Relacionamento abusivo;
4- Família.

Modo de fazer:

Chegou a vez do casal que desde o livro da Serena Senhorita eu torcia. Depois de algum tempo separados, Dakota esbarra em Carl no meio da rua e esse reencontro promete que um amor adormecido renasça. Com gatinha, crianças e um Senhor Perfeito, uma história linda para finalizar a história das garotas Paradise.

Dakota também escreve em um blog a respeito de seu antigo relacionamento abusivo. Milhares de pessoas são ajudadas e isso é muito grande! Uma história que toca pontos muito delicados mas tudo com muito respeito. Fiquei emocionada em muitos momentos.

Mônica, amei mais uma vez seu livro. Que série linda! Sei que ainda tem um conto que está na minha lista. Foi um fecho muito bonito para uma série que tem como tema principal a amizade!