sábado, 11 de abril de 2020

Petiscos - Das escritas de um tempo passado


Estamos vivendo uma quarentena, isolando-se socialmente por causa de um vírus novo que ainda não sabemos da cura. Estar em casa nos leva a refletir sobre muitas coisas mas principalmente que estar isolado só significa estar distante fisicamente. São diversas plataformas online que podemos utilizar para ver e conversar com pessoas que estão até do outro lado do mundo.

Fiquei imaginando num tempo passado como seria os avós mandando cartas aos netos, que em resposta devolveriam um desenho. Imaginei um tio que foi morar no exterior encaminhando um cartão postal em sinal de que estaria vivo. Ou ainda de um irmão distante avisando por telegrama que seu filho nascera.

Nos tempos do pergaminho nem telefone tinha. Afinal, imagina o mensageiro de Romeu e Julieta (aquele do Shakespeare) tentando desesperadamente chegar com seu cavalo ao destino para avisar Romeu do plano..., agora um "zap" estaria tudo resolvido e o final seria completamente diferente.

Há de convir que a saudade estava mais presente. Nas escritas do passado, nas cartas guardadas no fundo da gaveta, há mais poesia na saudade do que possam imaginar nossos vãs poetas.

Virgínia Pellegrinelli
11/04/2020

0 comentários:

Postar um comentário