quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Petiscos - Peso do mundo


Na época da escola existiam as mochilas "peso-pesados" que carregávamos o dia inteiro quase acabando com nossa coluna. Aí crescemos e na faculdade trocamos por fichários usando bolsas pesadas que nos deixam tortos de tanto peso de um lado só. Então nós, mulheres, formamos e nos tornamos profissionais carregando mega bolsas com praticamente a nossa "casa" dentro, que nem tartaruga... não pode deixar nada para trás... Sem contar quando vem filhos,... mas vamos parar por aí...

Quero falar de um outro peso que também sempre carregamos mas precisamos aprender a dividir: é o famoso "peso do mundo em nossos ombros". Esse deve ser balanceado, dividido e, por algumas vezes, esquecido! Ele dói e faz muito mais mal que qualquer bolsa ou mochila que carregamos.

Como esvaziar? Fim de semana na praia; cinema depois do expediente; domingo no clube; roda de amigos; ler um livro; ir ao teatro; fazer um curso diferente;... ... ... Há mais opções para não ter o peso que ter. A escolha é sua!!!

Virgínia Pellegrinelli
18/09/2019

sábado, 14 de setembro de 2019

Sobremesas com Thalita Rebouças


Essa sobremesa será um pouco diferente! Thalita Rebouças é um fenômeno na literatura juvenil (ou seria adolescente?) e agora está ganhando as telas de cinema.

Ingredientes:

1- Fala sério, mãe?! - com Larissa Manoela
2- Tudo por um popstar - com Maisa

Modo de fazer:

Dois livros que amei! Dois filmes igualmente perfeitos!!!

O Fala sério, mãe! ficou mais emotivo. No livro eu ri muito mais..., e olha que a mãe era a Ingrid Guimarães. Mas a história permaneceu bem fiel e a Larissa lindamente fazendo a Malu foi perfeita! O relacionamento de adolescentes e mães sempre problemáticos nos faz cair na risada mas tem também o lado do auto-conhecimento. Perfeito para mães e filhas assistirem juntas!

Tudo por um popstar é outro livro que amo. A Maisa fez a Gabi mas não foi a "estrelinha" do filme. Que bom! Porque são três protagonistas e elas tentam de qualquer maneira assistir ao show da banda de seus sonhos. A adaptação também foi bem fiel e as risadas garantidas...

Nos dois filmes a Thalita faz uma ponta e nos mostra que além de ótima escritora e carismática, leva um certo jeito de atriz. Assistam e comentem!!!

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Brunch - Os últimos czares



Encontrei na Netflix a minissérie Os últimos czares que fala sobre o último czar russo, Nicolau II. O seriado mistura dramatização e entrevistas com historiadores mostrando um lado mais documental. São seis episódios: O escolhido; O menino; A anarquia, A guerra; Revolução e A última casa.

Ao contrário do outro brunch que fiz a respeito dessa história, o livro As irmãs Romanov, essa série nos fala dos terríveis erros que Nicolau cometeu em seu governo e como a influência de Rasputin sobre a czarina, Alexandra, foram determináveis para o fim que tiveram. 

O czar pensava sim na família e queria proteger seu filho, Alexei, que tinha hemofilia. Com isso muitas decisões equivocadas foram feitas durante momentos importantíssimos porque ele queria manter em sigilo a doença do filho. Ele não escutou os principais ministros nem mesmo sua mãe que diziam que ele deveria ser mais condescendente com a classe trabalhadora, porém isso era desnecessário para ele que tinha outras preocupações. 

Lenin então lidera uma das piores revoluções que já existiram.

Já tarde demais e pensando na família, Nicolau abdica do trono e revela que seu filho tem a doença e assim eles não estariam mais no poder. Seu irmão assume por 24 horas mas o regime monarca quebra.

A mãe do czar avisa o filho para deixar a Rússia mas ele acredita que com sua renúncia ele poderia viver com a família no campo como sempre quis e se recusa a deixar o país.

Olga, Tatiana, Maria, Anastásia e Alexei são fuzilados juntamente com seus pais, Nicolau II, e a Imperatriz Alexandra. Foi triste ver como até a czarina tinha esperança de que pelo menos as filhas fossem poupadas. Elas estavam vestindo joias costuradas entre as roupas e assim custaram a morrer, porque estavam praticamente com um colete a prova de balas.

É rápido de ver e ao mesmo tempo assustador. Quem gosta de história é o resumo de um monarca que quis ser pai de sua família em vez de governar o país. Ele ficou cego com as reivindicações constantes e acabou entregando toda a família a um dos piores massacres já sabidos.



terça-feira, 10 de setembro de 2019

Sobremesa - A princesa e o sapo


Ingredientes:

1- Um príncipe em busca de uma esposa;
2- Uma garçonete em busca de seu sonho;
3- Um sapo, um beijo e uma surpresa!

Modo de fazer:

Tiana era garçonete e tinha um sonho de abrir seu próprio restaurante. O príncipe Naveen chega na cidade atrás de uma esposa a fim de salvar sua própria falência. No entanto, um mago o transforma em um sapo e ele, pensando que Tiana fosse uma princesa, pede-lhe um beijo e, em vez dele se transformar em humano, ela vira uma sapinha. 

Entre confusões e mal entendidos eles correm atrás de ajuda para reverter o feitiço. Entre pulos e coisinhas gosmentas, se apaixonam. Ah, não vou contar o final! Mas será que eles conseguem se transformar em pessoas novamente e consertar as suas vidas?

Eu não tinha assistido até hoje mas por causa do livro da Bibi que fala das princesas conheci os dois e lá sim, tinha um grande spoiler da história e resolvi ver e me apaixonei!!!

Lindíssimo o filme! Vale a pena!

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Era uma vez a busca - Bibi Ribeiro


Ingredientes:

1- Contos de fadas e princesas modernas;
2- Viveram felizes para sempre;
3- Vilões;
4- Missões e resgates.

Modo de Fazer:

Ana Gabriela, a Bibi, autora do livro, tinha apenas 16 anos quando escreveu seu segundo livro, Era uma vez a busca. Um livro que mistura a fantasia dos contos de fadas da Disney, desde Branca de Neve até as irmãs de Frozen, com a realidade de dois adolescentes.

Isabella e Lucas, ao completarem 16 anos são convidados para participarem da Liga de Busca Real, nomeados oficialmente Procuradores de Princesas Perdidas. Depois do "Viveram Felizes" os Príncipes e Princesas caíram no mundo real e com eles seus vilões vieram também. A mocinhas se perderam em situações ou sentimentos presentes em suas histórias e o dever de Bella e Lucas são ajudarem os Príncipes a trazerem suas Princesas de volta ao mundo "real".

Entre todas as princesas a que eu mais gostei foi Merida, a Valente, que é tão autêntica que nem se perdeu, no final ela ajuda os meninos. Em tempo recorde - o prazo seria um ano - mas em meio ano todas as princesas estão salvas e fica uma reticências...

Bella e Lucas procuram seu final feliz - meu casal predileto! Eles descobrem que os casais encantados se perdem todos os anos e não querem deixar o trabalho pela metade. Onde anda esses vilões? Ah Bibi, por que você parou de escrever nesse ponto? E qual o grande segredo da mãe de Bella? Vou ficar sonhando com essas respostas...

Lindo livro!!! Uma fantasia atrás da outra! Uma princesa mais encantadora e humana que a outra! E os príncipes?! Alguns simplesmente hilários... Vale muito a pena ler e relembrar as histórias que sempre nos marcaram!

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Petisco - O poder de um abraço


Para cumprimentar uma pessoa que gosta: abraço; para pedir desculpas: abraço; para dar os parabéns: abraço; para consolar: abraço; para se despedir: abraço..., e assim se você se encanta pela pessoa para que desculpas para outro abraço?

Uma vez fui um domingo na igreja e estava um pouco triste. Esses dias que acordamos para baixo sem motivo algum. Todas, mas todas as pessoas que eu conhecia, sem exceção, me abraçaram. Algumas deram apenas aquele abraço educado, mas ficou na lembrança aqueles fortes que parecem que vai tirar de você um pouco do peso que carrega.

Hoje só queria lembrar disso e pedir para que ninguém se esqueça de que um braço pode curar muito mais que imaginamos.

Virgínia Pellegrinelli
04/09/2019